Blog da Saúde

Higienizando o cordão umbilical

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 31 de janeiro de 2013

HigienizaçãoDurante a gestão, o cordão umbilical é de extrema importância para o desenvolvimento do bebê: ele não é só o canal de comunicação entre a mãe, mas também é responsável pelo transporte de proteínas, glicose e micronutrientes para o corpo durante sua “estadia” no corpo da mulher.

Mesmo após o nascimento, quando o bebê passa a receber alimentos e estímulos externos, uma parte do cordão umbilical ainda fica presa ao umbigo e merece alguns cuidados.

Segundo a obstetra Karina Zulli limpar o local com algodão e álcool é o processo mais seguro e higiênico, evitando o acúmulo de bactérias e infecções posteriores.

“Algumas mães sentem aflição na hora de dar banho no bebê pensando que ao tocar no cordão umbilical ele sente alguma dor ou incômodo. Mas elas podem ficar despreocupadas, pois essa extremidade é desprovida de nervos, por isso a criança não sente nenhuma dor”, afirma ela.

Também é importante ter atenção na hora da troca da fralda. “É importante e necessário que a mãe, ao fazer a troca da fralda, limpe o cordão umbilical também. E sempre deixe a fralda presa em baixo do umbigo, deixando o local respirar”, explica a médica.

Sempre depois de fazer a higiene do cordão umbilical é importante que a mãe se certifique que o local esteja bem seco. “Quando úmido, pode ocorrer a proliferação de bactérias. Por isso secar bem e deixar o umbigo respirar é importante e fundamental para evitar a aparição de qualquer infecção”, finaliza ela.

Se surgirem manchas avermelhadas ao redor do cordão umbilical é aconselhado levar o bebê ao especialista. Segundo a obstetra, geralmente o o cordão demora de 7 a 15 dias para de desprender da barriguinha do bebê. E, nesse tempo, ele muda de cor, ficando cada dia que passa mais preto. A cor é normal e mostra que está tudo bem com o bebê, e o processo de cicatrização está sendo feito corretamente.

Fonte

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados