Blog da Saúde

Impactos da ausência de ferro na saúde do bebê

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 16 de janeiro de 2013

bb

Se, por algum problema durante a gravidez , a criança nascer prematuro ou com o peso abaixo da média. Nesses casos, ela pode vir a apresentar deficiência de ferro.

Segundo a Dra. Mirian Rika, neonatologista do Hospital e Maternidade São Luiz, “os exames para checar o nível de ferro do bebê devem ser feitos logo após o parto, pois a ausência do mineral influencia na formação física e intelectual”.

Em casos em que o organismo da criança não absorve o ferro dos alimentos, é necessário que o suplemento seja feito através de medicação, que pode ser ministrada a partir do primeiro mês de vida. A quantidade varia de 1 mg a 2 mg por dia e sobe para 4 mg a 6 mg, em casos graves.

Cuidados

O suplemento de ferro é necessário uma vez que a falta do mineral deixa a criança mais suscetível a doenças como anemia, e também no desenvolvimento intelectual, aumentando as chances de transtorno do déficit de atenção, por exemplo. O cansaço físico, a fadiga e o organismo mais propenso a infecções são características de crianças que sofrem com baixos níveis de ferro.

“Em casos em que o organismo da criança não estoca o mineral ou não absorve a quantidade necessária dos alimentos, o suplemento de ferro deverá ser mantido até a vida adulta”, acrescenta a especialista.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados