Blog da Saúde

Passo a passo da lancheira

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 21 de janeiro de 2013

Lancheira

 

Com o fim das férias e o início das aulas, a preocupação com a alimentação das crianças se torna mais uma das preocupações diárias dos pais. Unir aquilo que é gostoso e saudável pode não ser tarefa fácil, mas é imprescindível que a lancheira da criança tenha vitaminas e nutrientes, além de alimentos que a agrade.

Segundo o Dr. Celso Cukier, nutrólogo do Hospital e Maternidade São Luiz, “não é errado colocar uma bolacha doce de vez em quando, mas é necessário um equilíbrio para não exagerar em carboidrato e gorduras”.

O especialista explica que não adianta colocar na lancheira da criança um tipo de lanche que ela não está acostumada em casa. Se ela está habituada a comer alimentos inapropriados, não irá comer aquilo que é saudável no recreio, mas sim trocar com um colega ou comprar outro na cantina. “Mais indicado que montar um cardápio rico em proteínas e nutrientes para a lancheira, é usá-lo em casa também”, ressalta.

Os pais também precisam ficar atentos aos alimentos industrializados, pois eles concentram grandes quantidades de sal e gordura. “Não faz mal colocar uma bolacha recheada uma vez na semana, mas opte pelas feitas de água e sal, por iogurte natural e frutas. Os pais precisam garantir que a criança coma e devem ouvir os filhos também, para verificar suas preferências”, aconselha o especialista.

Outra preocupação comum é sobre o material da lancheira. As térmicas têm a vantagem de conservar os alimentos quentes ou gelados, mas não há problema algum em usar as de plástico.

Cukier explica que o importante é seu estado de conservação: não pode haver riscos ou dobras, pois ela se torna mais suscetível a bactérias. O aconselhável é que haja um reservatório para separar os líquidos dos sólidos, para que a garrafa de suco não tombe, molhando os outros alimentos.

Outro fator importante é a higienização, que deve ser feita todos os dias antes de guardar os alimentos. Se a lancheira for de plástico, pode ser lavada com água e sabão ou colocada na máquina de lavar, pois o calor ajuda a matar uma quantidade maior de bactérias. Já se for feita de outro material, deve-se utilizar álcool 70% e os alimentos precisam ser embrulhados separadamente.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados