Blog da Saúde

Ponte de safena: preste atenção aos sinais que o seu corpo dá

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 15 de janeiro de 2013

Pernas

Nosso corpo nos avisa de várias formas diferentes quando há algo de errado. Em casos de problemas de circulação dos membros inferiores, é comum o aparecimento das varizes, que indicam que a veia safena está dilatada demais.

Segundo o Dr. Annibal Rebello, cirurgião vascular do Hospital e Maternidade São Luiz Unidade Jabaquara, “a safena ajuda no retorno do sangue dos membros inferiores e, quando há problemas em suas válvulas e elas não funcionam mais, é necessária sua retirada”.

Quando estamos de pé, o sangue precisa ir contra a ação da gravidade para que consiga voltar para o coração. Nosso corpo possui dois sistemas venosos: o profundo, responsável por 85% do retorno do sangue, e o superficial (safena), responsável por 15%. Quando o superficial adoece, o sistema profundo fica encarregado de todo o trabalho.

A safena, tanto do lado direito quanto do esquerdo, pode adoecer quando suas válvulas param de funcionar. Neste caso, o paciente é diagnosticado com insuficiência da veia e sua retirada é indicada, pois a dilatação pode resultar em trombose venosa. Porém, esse procedimento só é recomendado em casos graves, uma vez que ela pode servir para a revascularização do miocárdio (conhecido como ponte de safena) e em cirurgias arteriais, como substituta.

“A retirada da safena não traz complicações para a vida da paciente e após duas semanas já está apta a retornar suas atividades normais”, explica o especialista.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados