Blog da Saúde

Voltando à normalidade

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 30 de janeiro de 2013

volta às aulas

 Muitas escolas definiram o dia após a quarta-feira de cinzas como volta às aulas, o que traz novamente a rotina de horários para dormir, comer acordar etc., fazendo com que pais e filhos acabem sofrendo um certo desgaste nos primeiros dias. Em entrevista ao jornal O Vale, o pediatra Marcelo Reibscheid deu algumas dicas sobre como planejar à volta aos estudos:

Sono: Segundo o pediatra, o ideal é iniciar o processo de readaptação uma semana antes, colocando-os para dormir e fazendo-os acordar no mesmo horário que você os chamará durante reinício das aulas. “Essa prática ajuda na adaptação e evita birras e  manhas quando as aulas começarem”.

Exercícios: a maioria das crianças nem olha seus cadernos de atividades durante as férias e acabam perdendo o ritmo de estudos. Para trazê-los de volta à realidade, aposte em brincadeiras mais pedagógicas. “Colorir ou fazer desenhos são boas atividades para crianças alfabetizadas. Com as maiores, sugira escrever uma história: comece o parágrafo e peça a ela para usar a imaginação para concluir o texto”.

Rotina: também é válido planejar a rotina escolar antes de seu início, principalmente os pais, que precisam ajustar seus horários. “Decidir quem vai levar e buscar, quem ajuda com os deveres em cada dia e até mesmo definir o cardápio da semana ajuda a família a recuperar o ritmo com a nova rotina das crianças”.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados