Blog da Saúde

Dúvidas sobre bebidas alcoólicas

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 22 de fevereiro de 2013

BebidasBeber faz parte do convívio social dos brasileiros, mas é preciso ter cuidado para não exagerar na dose.

A hepatologista Débora Dourado recomenda moderação, para que o organismo não sofra consequências graves durante o passar dos anos. A especialista ajuda a esclarecer algumas das principais dúvidas relacionadas à ingestão de álcool:

1.Qual é a quantidade máxima de álcool que se pode ingerir diariamente? Isso varia da mulher para o homem?

Para a mulher, a quantidade limite estimada é de 40 gr de álcool por dia. Já para o homem, esse número sobe para 80. Uma lata de cerveja tem cerca de 4% de teor alcoólico, enquanto um uísque tem de 40 a 50%. 100 ml de uísque equivalem a 40 gr de álcool. Sendo assim, a mulher e o homem podem, respectivamente, tomar 5 e 8 doses de uísque por semana sem que isso interfira significantemente na sua saúde.

Lembrando que não beber durante a semana não dá o direito de consumir a unidade diária de uma vez só. Isso ocorre por conta das diferenças entre distribuição de gordura, massa corporal, quantidade de líquido no organismo de cada um etc. O organismo da mulher é mais fraco em relação à bebida, se tornando mais suscetível a doenças se o consumo for exagerado.

2.Os fermentados são menos agressivos que os destilados? A mistura entre eles deixa a pessoa bêbada mais rápido?

Sim, os fermentados são menos agressivos do que os destilados, pois têm uma concentração menor de álcool. Porém, não são as misturas que deixam a pessoa bêbada, mas sim a quantidade de álcool ingerida.

Quem toma duas cervejas e depois consome uma dose de uísque ficará bêbado mais rápido do que quem só bebe cerveja, devido à unidade consumida.  

3. O único órgão afetado pela bebida é o fígado?

Não. Muito antes de atingir o fígado, o álcool age no sistema nervoso central e no cérebro, provocando alteração na consciência, euforia inicial e depressão. No longo prazo, afeta também os nervos periféricos, causando neuropatias.

4. É melhor beber de estômago cheio?

A absorção do álcool quando o estômago está vazio é muito mais rápida, sendo aconselhável que a pessoa se alimente bem antes de ingerir bebida alcoólica.

5. Por que algumas pessoas têm amnésia alcoólica?

Porque o organismo de alguns indivíduos é mais suscetível aos efeitos das substâncias tóxicas do álcool no cérebro. Todos os efeitos causados pelo álcool variam de pessoa para pessoa. Uns ficam mais extrovertidos, outros ficam mais agressivos, outros choram.

6. Café ajuda na cura da ressaca?

A cafeína pode ajudar em alguns casos, considerando que a substância é usada para tratamentos de enxaqueca. Porém, o mais aconselhável é se hidratar, tomando bastante água.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário

(*)campos obrigatórios.

Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados