Blog da Saúde

Fisioterapia: um aliado na recuperação pós-parto

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 27 de fevereiro de 2013

mae e filho

Você sabe o que é puerpério?

Esse é nome que se dá ao período após o parto em que acontecem diversas mudanças físicas para que o corpo volte a ser como antes da gravidez. Nesse momento, é natural que a mãe esteja completamente voltada para o bebê, mas ela também precisa de cuidados para acelerar seu processo de recuperação.

Para a fisioterapeuta Juliana Bambicini, voltar a exercitar o corpo é importante porque ajuda puérperas a retomar mais rapidamente as condições pré-gestação, diminuindo dores e desconfortos e fazendo com que a mulher consiga voltar a realizar suas atividades diárias.

Para ativar o fluxo sanguíneo, logo depois do parto e da retirada da sonda a paciente já é orientada a iniciar os primeiros movimentos, como mexer mãos, punhos e tornozelos. A partir do segundo dia, ela é submetida a sessões de facilitação do retorno venoso, que têm como objetivo ajudar na circulação do sangue para o coração e diminuir o inchaço.

Segundo a especialista, outra prática importante são os exercícios para o assoalho pélvico (conjunto de músculos que fecha a pelve e sustenta os órgãos) e a correta posição do braço e das costas na hora da amamentação para evitar inchaço e incômodo.

Outros benefícios imediatos resultantes da fisioterapia são ajudar a manter a função pulmonar, diminuir o desconforto respiratório, restaurar o tônus muscular e estimular o peristaltismo intestinal (movimento involuntário dos intestinos para passagem dos alimentos). “As mães sofrem sobrecarga durante a gestação e o parto, por isso essas atividades ajudarão no fortalecimento dos músculos e na prevenção de incontinência urinária e disfunção sexual, por exemplo”, explica.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados