Blog da Saúde

Quando é necessário realizar uma cirurgia neonatal?

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 21 de fevereiro de 2013

Bebê

É comum os pais ficarem muito assustados ao descobrir que seu bebê, recém-nascido, será submetido a uma cirurgia, normalmente feita por conta de malformações congênitas ou adquiridas.

De acordo com a Dra. Daniela Patrícia Cunha, cirurgiã pediatra, existem várias causas que podem levar os bebês a realizar cirurgias neonatais, por isso é importante que os pais esclareçam todas as suas dúvidas com um especialista antes do procedimento.

Há várias razões para as malformações congênitas, classificadas como anomalias nas funções ou nas estruturas que os recém-nascidos apresentam já na gestação ou logo após o nascimento.

Entre as causas, estão herança genética ou a influência de fatores como idade da mãe ou a utilização de medicamentos. “Alguns dos casos que levam a cirurgias no período neonatal podem ser obstruções no trato digestivo, no intestino ou na parede abdominal, assim como malformações urinárias”, explica Dra. Daniela.

Já a malformação adquirida ocorre no recém-nascido logo após o nascimento, mas também pode ser corrigida com cirurgias. Como exemplo de procedimento pode-se citar a drenagem torácica para retirada de líquidos, secreções ou ar.

A especialista alerta que, quando congênitas, algumas malformações podem ser identificadas por meio do exame de ultrassom, antecipando o diagnóstico sobre a necessidade ou não de cirurgia.

“Se o procedimento for indicado, é natural que surjam muitos receios, mas para que os pais se tranquilizem é imprescindível escolher bem o médico e o hospital, assim os temores e os riscos serão minimizados”, finaliza.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados