Blog da Saúde

Como evitar a trombose venosa profunda?

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 25 de março de 2013

Pernas

As varizes, caracterizadas por veias dilatadas nos pés e nas pernas, acometem três vezes mais mulheres do que homens.

“Elas podem causar inchaço, dores, desconforto e, em alguns casos, é necessário que haja intervenção cirúrgica para a retirada da safena, evitando o desenvolvimento de trombose venosa profunda”, explica o Dr. Moacir Porciúncula (CRM:91301).

As causas podem ser diversas. Predisposição genética, gestação, má formação vascular e fatores hormonais deixam mulheres com idade entre 15 e 80 anos mais propensas a sofrer com a dilatação das veias.

Atividades ocupacionais que exigem que a mulher fique sentada por muito tempo sem se alongar e obesidade também são fatores que agravam o problema. “O mito mais propagado é de que o salto alto facilita o aparecimento de varizes. Na realidade, ele não interfere no processo vascular, mas é prejudicial porque modifica a forma como a pessoa anda, causando hipertrofia dos músculos da panturrilha”, esclarece.

Há diferentes formas de tratamento. Quando surgem os primeiros vasinhos, a indicação é realizar uma secagem para fechá-los, método que visa apenas a correção estética uma vez que faz com eles não fiquem mais visíveis.

Quando o caso é de microvarizes, estágio anterior às varizes, o procedimento consiste na

injeção de uma espécie de espuma para secá-las por meio de microcirurgias, impedindo que o quadro se agrave. Já a retirada da safena é a solução para quadros mais graves, mas hoje existe um método cirúrgico mais simples do que o convencional, chamado radiofrequência, que não exige a remoção da veia.

Como forma de prevenção, o especialista recomenda que a paciente tenha cuidado com o peso, mantendo uma boa alimentação e praticando atividades físicas orientadas por um profissional.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados