Blog da Saúde

Como recolher o leite materno de forma correta?

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 21 de março de 2013

GAAMO leite materno deve ser o alimento exclusivo do bebê até os seis meses de vida, mas pode ser administrado junto com outras refeições até os dois anos de idade. Cientes de sua importância para o desenvolvimento da criança, ao retornar para o trabalho muitas mães enfrentam dúvidas e receios sobre como coletar seu leite para continuar amamentando seus filhos à distância.

“A qualidade microbiológica do leite depende integralmente da coleta, por isso as mães devem ficar atentas ao modo correto de realiza-la”, explica a enfermeira Patrícia Scalon.

Patrícia, que auxilia mães no Banco de Leite Humano do hospital, lembra que os cuidados devem começar já na higienização.  A primeira tarefa é preparar o local (preferencialmente o quarto da mãe ou do bebê), prender os cabelos com uma touca e lavar as mãos e antebraços.

Já na hora de iniciar a sucção, a mãe pode escolher entre o método manual e a bomba, sendo a segunda opção mais recomendada para garantir o conforto. Nos primeiros dias é comum não conseguir obter o leite, entretanto conforme as mamas são estimuladas a produção aumenta.

Após o término do procedimento, a especialista enfatiza que o leite deve ser armazenado em vidro limpo com tampa plástica e guardado imediatamente no congelador, fora da porta e em um espaço exclusivo. Se refrigerado, o tempo de validade é de 12 horas; congelado, pode permanecer armazenado por até quinze dias. Para não perder o prazo, a dica é utilizar etiquetas com data e hora de coleta.

Nesse período de amamentação, é comum que a mãe ouça muitos mitos relacionados à alimentação, mas não há contraindicação. O importante é manter uma dieta balanceada, beber muito líquido e evitar comer em excesso alimentos ácidos e condimentados, além de não fumar e beber, é claro.

Banco de Leite Humano

Para mães que ainda estão no hospital, a Rede D’Or São Luiz possui o Grupo de Aleitamento Materno, que oferece o serviço de Banco de Leite Humano, responsável por ações de incentivo, apoio e promoção do aleitamento materno e execução de atividades de coleta da produção láctea da mãe e do seu processamento, controle de qualidade e distribuição. Esse banco trabalha apenas com o leite da mãe para o próprio filho.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados