Blog da Saúde

Como ter um coração sempre saudável?

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 13 de março de 2013

Cuidando do coração

Com o passar dos anos, a expectativa de vida no Brasil tem aumentado, assim como a quantidade de idosos no país. Porém, para chegar à terceira idade sem grandes complicações, é importante levar uma vida com bons hábitos desde a adolescência, cuidando principalmente do coração.

Segundo o cardiologista dr. João Vicente da Silveira, “as consultas no cardiologista devem começar a partir dos 18 anos, para que seja feito um acompanhamento preventivo de doenças cardiovasculares ao longo da vida”.

Homens entre os 45 e 60 anos são os mais afetados por problemas no coração. Porém, os casos de mulheres com AVC e arritmias estão crescendo devido ao estresse, fumo e uso de pílulas anticoncepcionais. Os riscos se acentuam principalmente na menopausa, período em que há uma queda do hormônio estrógeno, elevando o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

O especialista dá cinco dicas para cuidar do coração desde cedo:

Tenha bons hábitos alimentares

Uma alimentação rica em gordura e fritura aumenta o colesterol, entupindo as artérias e facilitando infartos e derrames. Devem ser evitados alimentos fast food, pois têm uma alta concentração de sódio, açúcar e gordura trans.

As calorias geradas por esses ingredientes costumam se concentrar na região abdominal, prejudicando a saúde, uma vez que a circunferência da barriga pode ajudar no desenvolvimento de doenças. A recomendação é que as mulheres tenham, no máximo, 88 cm e os homens 100 cm.

 Desestresse

Pessoas mais nervosas, estressadas e ansiosas liberam uma substância chamada cortisol, que ao cair no sangue produz adrenalina, facilitando o aparecimento de arritmias. Assim, quanto mais estresse, maior a quantidade dessas substâncias que podem entupir as artérias do coração.

 Exercite-se

Praticar exercícios físicos durante a vida coopera para ossos, músculos e articulações mais fortes. Atividades físicas também previnem o sedentarismo, diminuindo o risco de doenças.

 Tenha uma boa noite de sono

Noites mal dormidas podem causar depressão, doença responsável por aumentar os riscos de infarto. É importante prestar atenção na pressão arterial, uma vez que pacientes obesos tendem a ter apneia do sono, aumentando o risco de morte.

 Faça check-up de rotina

A partir dos 45 anos é importante visitar um médico de confiança para fazer uma avaliação clínica e física, que consiste na realização de exames de sangue, ecocardiograma e raio-X torácico para verificar as chances de o paciente desenvolver problemas cardiovasculares. Diabetes e hipertensão são doenças que podem aparecer no decorrer da vida, sendo aconselhável que os exames sejam repetidos regularmente.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário

(*)campos obrigatórios.

Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados