Blog da Saúde

Como ter um coração sempre saudável?

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 13 de março de 2013

Cuidando do coração

Com o passar dos anos, a expectativa de vida no Brasil tem aumentado, assim como a quantidade de idosos no país. Porém, para chegar à terceira idade sem grandes complicações, é importante levar uma vida com bons hábitos desde a adolescência, cuidando principalmente do coração.

Segundo o cardiologista dr. João Vicente da Silveira, “as consultas no cardiologista devem começar a partir dos 18 anos, para que seja feito um acompanhamento preventivo de doenças cardiovasculares ao longo da vida”.

Homens entre os 45 e 60 anos são os mais afetados por problemas no coração. Porém, os casos de mulheres com AVC e arritmias estão crescendo devido ao estresse, fumo e uso de pílulas anticoncepcionais. Os riscos se acentuam principalmente na menopausa, período em que há uma queda do hormônio estrógeno, elevando o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

O especialista dá cinco dicas para cuidar do coração desde cedo:

Tenha bons hábitos alimentares

Uma alimentação rica em gordura e fritura aumenta o colesterol, entupindo as artérias e facilitando infartos e derrames. Devem ser evitados alimentos fast food, pois têm uma alta concentração de sódio, açúcar e gordura trans.

As calorias geradas por esses ingredientes costumam se concentrar na região abdominal, prejudicando a saúde, uma vez que a circunferência da barriga pode ajudar no desenvolvimento de doenças. A recomendação é que as mulheres tenham, no máximo, 88 cm e os homens 100 cm.

 Desestresse

Pessoas mais nervosas, estressadas e ansiosas liberam uma substância chamada cortisol, que ao cair no sangue produz adrenalina, facilitando o aparecimento de arritmias. Assim, quanto mais estresse, maior a quantidade dessas substâncias que podem entupir as artérias do coração.

 Exercite-se

Praticar exercícios físicos durante a vida coopera para ossos, músculos e articulações mais fortes. Atividades físicas também previnem o sedentarismo, diminuindo o risco de doenças.

 Tenha uma boa noite de sono

Noites mal dormidas podem causar depressão, doença responsável por aumentar os riscos de infarto. É importante prestar atenção na pressão arterial, uma vez que pacientes obesos tendem a ter apneia do sono, aumentando o risco de morte.

 Faça check-up de rotina

A partir dos 45 anos é importante visitar um médico de confiança para fazer uma avaliação clínica e física, que consiste na realização de exames de sangue, ecocardiograma e raio-X torácico para verificar as chances de o paciente desenvolver problemas cardiovasculares. Diabetes e hipertensão são doenças que podem aparecer no decorrer da vida, sendo aconselhável que os exames sejam repetidos regularmente.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados