Blog da Saúde

Para evitar a infecção urinária

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 21 de março de 2013

Sente dor ou ardência ao urinar? Preste atenção: essa sensação pode ser sinal de um problema sério: a infecção urnária.  A doença é causada por bactérias que se proliferam nas vias urinárias e causam infecção na região

Em entrevista para o jornal Agora, o urologista Gustavo de Alarcon, as mulheres são mais atingidas devido à proximidade entre a vagina e o ânus. “A mulher também tem a uretra mais curta, o que facilita a entra das bactérias nas vias urinárias. Ter a infecção duas vezes por ano, na fase reprodutiva, é normal [para elas]”.

Pacientes diabéticos e com doenças que afetam o sistema imunológico, como HIV e câncer, estão mais propensos a ter o probema.

Riscos e cuidados

Quando a infecção atinge os rins, ela pode evoluir para quadros irreversíveis e até ocasionar a morte. Por isso é importante urinar várias vezes por dia, beber bastante líquido e urinar sempre após o sexo, para limpar a uretra.

O consumo de uma fruta chamada cranberry também ajuda. “Ela é altamente recomendada pela Sociedade Brasileira de Urologia porque diminui os casos de infecção de repetição e das bactéricas que atingem o sistema”, explica Alarcon.

O jornal também produziu um infográfico condensando as informações apresentadas:

Infecção urinária

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados