Blog da Saúde

Cuidados ao malhar

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 3 de abril de 2013

Peso de academia

Com a falta de tempo para realizar refeições saudáveis e exercícios ao ar livre, é cada vez maior o número de pessoas que optam pela academia como alternativa para movimentar o corpo e garantir tônus muscular. Mas todo esse esforço pode não valer a pena se as horas sacrificadas na academia vierem acompanhadas de prejuízos à saúde.

“Levantar carga extra e ter pressa para chegar ao objetivo são atitudes que podem causar lesões e levar a cirurgias”, explica o ortopedista Dr. Vinícius de Mathias.

As lesões podem ocorrer durante a prática de todos os tipos de exercícios. Durante uma atividade aeróbica, como caminhada ou aula de dança, são comuns lesões nas pernas e coxas, sendo os principais sintomas dores musculares e tendinite. É normal sentir áreas doloridas logo ao iniciar a prática de atividades físicas, mas se as dores forem constantes é necessário consultar um especialista.

Já os exercícios anaeróbicos, como a musculação, podem acarretar lesões agudas, como rupturas dos ligamentos, que muitas vezes levam à cirurgia. O rompimento do tendão, por exemplo, é muito comum.

Além dos exames cardiovasculares, é importante que seja feita uma avaliação ortopédica antes de ingressar na academia, pois alguns problemas de coluna e nos joelhos também podem piorar dependendo da atividade física. Só depois disso o aluno está liberado para conversar com o professor e montar um treino para chegar ao seu objetivo sem sobrecarregar o corpo.

“Hidratar-se, alongar e usar roupas e sapatos adequados são formas de evitar que qualquer tipo de problema aconteça durante uma atividade física”, aconselha o especialista.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados