Blog da Saúde

Colonoscopia é essencial na descoberta e tratamento de câncer de intestino

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 15 de abril de 2014

544537_577837375568136_578060195_n

A colonoscopia é um exame endoscópico que permite a visualização de todo o intestino grosso, reto e colón. O procedimento é realizado com um aparelho flexível que contém em sua ponta uma pequena câmera que transmite a imagens para um monitor. Esta conduta possibilita ao médico analisar a superfície mucosa do intestino grosso e registrar através de fotos e vídeos doenças colorretais como o câncer.

Ana Maria Gagliardi, uroginecologista do Hospital São Luiz Itaim diz que esse tipo de prevenção e rastreamento é de extrema importância e o exame de colonoscopia deve ser realizado entre pacientes acima de 50 anos, mas há exceções. “Em se tratando de um caso histórico de antecedente familiar direto, com câncer de intestino, é ideal que o paciente faça o exame aos 40 anos, quanto mais cedo for detectada a doença maior a chances cura”, explica a especialista.

De acordo com dados publicados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2014, no Brasil, devem surgir 32.600 novos casos de câncer de cólon e reto em homens e mulheres. Mais da metade dos casos são provenientes de regiões mais desenvolvidas do país.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados