Blog da Saúde

Dicas para quem quer começar a fazer exercícios físicos

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 22 de abril de 2014

Os exercícios físicos, combinados com uma alimentação saudável, têm sido cada vez mais recomendados por médicos. Eles proporcionam bem-estar, reduzem o colesterol ruim (LDL), aumentam o colesterol bom (HDL) e, quando praticados com frequência, aprimoram o funcionamento do coração.

Pessoas de qualquer idade, sexo e condicionamento físico podem e devem praticá-los, mas é importante seguir algumas recomendações e tomar alguns cuidados.

“Exercícios mais intensos são sempre mais eficazes que as caminhadas. Entretanto, não deixe de conversar com seu médico para ver se você não tem restrições a exercícios pesados ou com impacto, como correr”, afirma Dr. Wilson Mathias Junior, coordenador de diagnósticos em Cardiologia do Grupo Fleury / Hospital São Luiz e livre-docente pela Faculdade de Medicina da USP.

Procurar a orientação de um professor de educação física também é recomendado. Ele indicará a intensidade e a forma correta de realizar cada atividade, prevenindo a ocorrência de lesões osteomusculares.

Segundo o cardiologista, as pessoas devem “exercitar-se regularmente, no mínimo quatro vezes por semana, por períodos maiores ou iguais a 30 minutos.” Para o médico, ser atleta só aos fins de semana pode trazer surpresas desagradáveis para a saúde.

657075_91693820 - corrida

 

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados