Blog da Saúde

No Dia Mundial da Doença de Chagas, saiba mais sobre essa enfermidade

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 14 de abril de 2014

A Doença de Chagas é uma patologia infecciosa, causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, que se hospeda no inseto popularmente conhecido como “barbeiro”. Tanto a doença quanto o protozoário levam esse nome devido aos cientistas brasileiros Carlos Chagas e Oswaldo Cruz.

Segundo o Dr. João Vicente da Silveira, cardiologista do Hospital São Luiz Anália Franco, “a doença ocorre em regiões muito carentes, onde as pessoas moram em casas de barro, de pau-a-pique. Normalmente o indivíduo é picado no rosto enquanto está dormindo e não percebe”.

Outras formas de contágio são transmissão vetorial – sem a picada – a transfusão de sangue e a ingestão de alimentos contaminados.

“Algumas regiões onde há produção de cana-de-açúcar também podem ser focos de insetos transmissores da doença”, afirma o cardiologista.

O Ministério da Saúde também aponta a importância do controle do processamento de alimentos como o açaí, na região Norte. O alimento precisa ser esterilizado antes de ser moído para garantir que não haja contaminação.

Os principais sintomas da doença na fase aguda são febre, mal estar, fraqueza, vômito e diarreia.

A fase crônica costuma ocorrer depois de 20, 30 anos do contágio. Uma das complicações mais comuns é a cardiopatia chagásica crônica, que consiste na inflamação e destruição do tecido do coração, o que leva a arritmias e à dilatação das cavidades cardíacas. A consequência é a incapacidade de bombear o sangue para o organismo na quantidade necessária, o que é conhecido como insuficiência cardíaca congestiva.

O tratamento da doença é realizado de forma sintomática e visa melhorar a qualidade de vida do paciente. Como muitas vezes o problema é assintomático, há muitos casos em que o paciente descobre que é portador de Chagas ao fazer um exame de sangue.

Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que existam entre dois e três milhões de indivíduos infectados no Brasil e cerca de 90% deles estão na Amazônia Legal.

1285351_24277902 - casa adobe barro menor

 

 

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados