Blog da Saúde

No dia mundial da saúde que tal começar a se exercitar?

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 7 de abril de 2014

Você sabia que no dia 7 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde? A data foi criada em 1948 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com a preocupação em manter a qualidade de vida das pessoas do mundo. Além disso, ela visa a alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população.

É importante usar essa data como incentivo para melhorar sua saúde. Os benefícios que a atividade física traz para o corpo humano são inúmeros. Por isso, comece a se exercitar. Para quem não pode ou não quer investir, a dica é: faça caminhadas. É de graça e traz grandes benefícios para o organismo. Elas podem ser de 60 minutos, meia hora ou divididas em três vezes de 10 minutos contínuos. O importante é que sejam diárias.

De acordo com o cardiologista Rui Fernando Ramos, da unidade Morumbi do Hospital São Luiz, a prática moderada e regular de atividade física, como a caminhada, ajuda na prevenção de doenças como câncer de mama, câncer de pâncreas, câncer de intestino e câncer de próstata e o melhor de tudo, é possível ter um ganho de quatro anos de vida.

“Além da diminuição no risco de doenças, a prática da atividade física é importante para o equilíbrio do colesterol. Quando você se exercita, o LDL – que é o colesterol ruim – é o primeiro a ser requisitado quando o corpo precisa de energia. Isso quer dizer que há um aumento do HDL no corpo, que é o colesterol bom, mas é preciso ritmo constante e no mínimo 30 minutos cinco vezes por semana”, diz o cardiologista.

Outras dicas importantes para a manutenção do bem estar são: realizar exames pelo menos uma vez por ano, consultar um médico anualmente e evitar fumo e bebidas alcoólicas. As mulheres devem fazer exames como ultrassom pélvico, de mama e papanicolau todos os anos. Já para os homens, o autoexame regular nos testículos deve ser feito. Para os que tiverem mais de 40 anos, exames de colonoscopia e próstata são recomendados.

Imagem116

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados