Blog da Saúde

No dia Mundial da voz saiba como mantê-la saudável

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 16 de abril de 2014

290969_2665

Hoje 16 de Abril é o Dia Mundial da Voz. A data foi proposta em 2002 para dar maior visibilidade à importância de estar sempre atento aos problemas que podem aparecer e permitir o diagnóstico precoce de novas doenças.

“A voz é a forma mais comum de comunicação, um instrumento importante nas relações tanto sociais quanto profissionais e para mantê-la saudável durante toda a vida basta seguir cuidados simples. Mas é preciso estar atento, pois alguns recursos podem não ter tanto poder de cura quanto se imagina”, afirma o médico Luiz Cantoni, otorrinolaringologista do Hospital São Luiz Morumbi.

Quando alguma mudança na saúde da voz é percebida, um dos sintomas é a sua alteração – muitas vezes identificada pela rouquidão.  O problema pode ser causado por muitos motivos, entre eles gripe, congestão nasal, ansiedade, estresse, insônia, exposição a fatores ambientais, agentes poluentes, além de hábitos nocivos como álcool, tabaco e drogas.

Segundo Luiz Cantoni, as balas mentoladas, sprays para garganta, cravo e gargarejo com vinagre, entre outros, podem não trazer o resultado esperado, pois cientificamente seus benefícios não são comprovados. Outros mitos como romã, leite e derivados e a cafeína também podem ser descartados.

“Para manter a voz saudável é importante alternar atividade física e repouso de forma adequada; priorizar o sono regular, a alimentação correta também é importante. Evitar jejum prolongado ou abusos”, completa.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados