Blog da Saúde

Saiba o que é a miocardiopatia dilatada, a doença do Cadu, da novela “Em Família”

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 10 de abril de 2014

Se você assiste à novela “Em Família”, da Tv Globo, deve saber que o personagem Cadu, interpretado pelo ator Reynaldo Gianecchini, sofre de um problema no coração. Mas você sabe qual é essa doença e quais são os principais sintomas?

A miocardiopatia dilatada é uma enfermidade que compromete o músculo cardíaco. Esse comprometimento leva a uma modificação na estrutura do coração. Suas cavidades – especialmente o ventrículo esquerdo – se dilatam e o órgão vai perdendo a capacidade de bombear o sangue da maneira que o organismo precisa. Essa situação é conhecida como insuficiência cardíaca.

Alguns indivíduos estão mais propensos a ter essa doença. Em geral, eles têm acima de 40 anos e são portadores de angina, Chagas ou já sofreram infarto agudo do miocárdio. Também estão na lista pessoas que sofrem de hipertensão em estágio avançado e que tiveram ou têm algum tipo de miocardite – patologia que afeta diretamente o músculo cardíaco.

“Por isso, é extremamente importante que o paciente que tem ou já teve algum desses problemas faça um acompanhamento regular. Exames como o ecocardiograma podem ajudar a detectar qualquer anormalidade”, afirma o Dr. Miguel Antonio Moretti, cardiologista do Hospital São Luiz Anália Franco.

O caso de Cadu

O caso de Cadu, entretanto, é mais raro e pode acometer pessoas mais jovens. Ele sofre de miocardiopatia dilatada idiopática, ou seja, não há fatores pré-determinantes. Neste caso, o paciente descobre a doença porque os sintomas são recorrentes e, em determinado momento, ele procura orientação médica.

Sintomas

Os principais sintomas da miocardiopatia dilatada são: cansaço, falta de ar e inchaço dos membros inferiores – principalmente dos pés . Em estágios mais avançados, a doença pode gerar congestão sistêmica (água na cavidade abdominal) ou pulmonar, levando à deterioração do organismo e, em alguns casos, à morte.

A miocardiopatia dilatada não tem cura. Os tratamentos são focados em reduzir o tamanho do coração e a quantidade de substâncias na corrente sanguínea. Para isso, são necessárias mudanças no estilo de vida, ingestão de medicamentos e, em casos graves, intervenções cirúrgicas e até transplantes.

Por que a ingestão de água em excesso é contraindicada?

Alguns telespectadores questionaram o fato de a médica Silvia, interpretada pela atriz Bianca Rinaldi, orientá-lo a beber pouca água. “A recomendação é feita porque quando o portador da doença bebe muita água, o volume de sangue circulante aumenta no organismo. E esse incremento leva o coração a se esforçar mais”, completa Dr. Moretti.

 

principal_cadu_divulgacaoTVGlobo

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados