Blog da Saúde

Você sabe o que é a Doença de Parkinson?

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 4 de abril de 2014

Hoje, 4 de abril, é o Dia Nacional do Parkinsoniano. Mas você sabe o que é a enfermidade e quais os principais sintomas?

O Parkinson é uma doença neurodegenerativa motora, o que quer dizer que ocorre no sistema nervoso e compromete os movimentos do corpo.

Em geral, acomete pessoas idosas, de ambos os sexos, acima dos 70 anos. Alguns quadros podem ter fatores hereditários, mas isso não é um elemento obrigatório.

Segundo o Dr. Álvaro Pentagna, coordenador da Neurologia do Hospital São Luiz – Itaim, a doença se caracteriza principalmente quatro sintomas: tremor, lentidão dos movimentos, rigidez e desequilíbrio.

Se você convive com alguém que está com dificuldades de caminhar, que treme quando está em repouso e que escreve com as letras cada vez menores, fique atento.

O rosto menos expressivo – o que os médicos costumam chamar de “face cérea”  – também pode ser um sinal de que algo está ocorrendo.

Como não existem exames que detectem a doença, é importante procurar um neurologista. O diagnóstico do Parkinson é puramente clínico: o acompanhamento ambulatorial e os relatos do paciente são essenciais para a avaliação correta.

O tratamento com medicamentos é utilizado para amenizar os sintomas da doença e para retardar o seu progresso. Mas é essencial o acompanhamento constante de um médico, uma vez que as drogas, com o tempo, perdem a sua eficácia. Em casos em que o paciente não responde mais aos remédios, a recomendação é cirúrgica.

Tratamentos não medicamentosos, como fisioterapia e fonoaudiologia também são extremamente recomendados.

seniors

 

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados