Blog da Saúde

Cuidados com as queimaduras

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 14 de maio de 2014

Todos nós já tivemos algum tipo de queimadura, seja porque nos distraímos com uma panela no fogão, uma chapinha de cabelo, um ferro de passar roupa ainda quente, seja por passar o dia inteiro no sol sem proteção adequada.

As queimaduras possuem três graus, determinados pela gravidade da lesão. Veja quais são elas e suas características:

– Queimadura de primeiro grau – ocorre quando apenas a parte superficial da pele foi atingida. Segundo a Dra. Samar Harati, dermatologista do Hospital São Luiz Anália Franco, “neste tipo de ferimento não há formação de bolhas, mas a região exposta ao calor excessivo fica vermelha e a pessoa sente ardor no local”. Em geral, esse tipo de queimadura sara por conta própria e recomenda-se apenas o uso de calmantes (derivados da calamina, por exemplo) e hidratantes para a pele.

– Queimadura de segundo grau – acontece quando além do eritema (vermelhidão), formam-se bolhas no local, o que indica que a lesão foi um pouco mais profunda. Nesta situação, afirma a Dra. Samar, “a orientação é procurar um médico que irá indicar o tratamento correto, seja com pomadas calmantes, antibióticos ou corticoides, pois já há risco de infecção.” A vítima precisa ir a um pronto-socorro se a extensão da queimadura for maior que 10% da área do corpo.

– Queimadura de terceiro grau – esta lesão ocorre quando os tecidos mais profundos da pele foram atingidos e podem até necrosar, ou seja, as células podem morrer. “Como esse tipo de ferimento é sempre uma emergência médica, independentemente do tamanho da queimadura o indivíduo deve ir imediatamente para o hospital, onde será direcionado para a internação ou para a UTI. Ele será hidratado à base de soro e será submetido à antibioticoterapia”, explica a dermatologista. O resgate deve ser chamado imediatamente se o indivíduo não tiver ninguém para levá-lo ao hospital.

É importante ressaltar que, nas queimaduras de primeiro e segundo graus, a primeira atitude a ser tomada é colocar o local ferido sob água fria e corrente. “Ao contrário do que muitas pessoas leigas dizem, não se deve aplicar pasta de dente, maisena, talco ou qualquer outra substância no local da queimadura. Elas não só podem ser ineficazes como podem irritar ainda mais a pele”, completa a Dra. Samar.

 

#HospitalSaoLuiz  #queimadura #cuidados

842512_91973508 fogao com panelas

 

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados