Blog da Saúde

Hoje é o Dia do Oftalmologista. Saiba a diferença entre ele e o técnico em óptica

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 7 de maio de 2014

Hoje é o Dia do Oftalmologista, o médico especializado em visão. Seu trabalho consiste em investigar e tratar as doenças relacionadas aos olhos e seus anexos, como as pálpebras, os cílios, o aparelho lacrimal e os músculos da órbita ocular, por exemplo. É ele o profissional habilitado para prescrever correções para os olhos, seja pelo uso de óculos e lentes de contato até procedimentos cirúrgicos.

Em oftalmologia, há várias especialidades: oftalmopediatria, estrabismo, glaucoma, cirurgia refrativa, catarata, plástica ocular, glaucoma, etc.

É importante não confundir o oftalmologista com o técnico em óptica. O técnico é o profissional de ótica e de produtos oftálmicos. Ele é habilitado para interpretar o que o oftalmologista prescreveu, além de montar e fazer a manutenção dos óculos e de produzir e adaptar lentes.

Portanto, fique atento: o profissional que trabalha nas óticas não pode receitar óculos ou medicamentos para os olhos, mas orientar o paciente a escolher a melhor opção de armação ou lente para o seu caso.

Erros refracionais mais comuns

De acordo com a chefe do Pronto-Socorro Oftalmológico do Hospital São Luiz Itaim, Dra. Daniella Fairbanks, há três tipos de erros refracionais mais comuns. “A miopia é a dificuldade para enxergar de longe. A hipermetropia é a dificuldade para enxergar de perto. E o astigmatismo, que pode ocorrer combinado tanto com a miopia quanto com a hipermetropia, é a dificuldade de o indivíduo enxergar com nitidez.”

Além desses três tipos, existe também a presbiopia, também chamada de “vista cansada”. Segundo a oftalmologista, “esse problema costuma surgir após os 40 anos. Um dia, 100% da população será présbita”.

Continue acompanhando nosso blog. Amanhã postaremos mais informações sobre os erros refrativos, quais são suas características e as possibilidades de correção.

 

#oftalmologista #miopia #hipermetropia #astigmatismo #presbiopia

1152189_80129906 - teste visao e oculos

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados