Blog da Saúde

Hospital e Maternidade São Luiz e o Dia Mundial da Doação de Leite

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 19 de maio de 2014

Amamentar é um dos gestos mais importantes para as mamães logo que seus filhos nascem. Porém em alguns casos isso não é possível, principalmente se o bebê precisa de uma atenção especial e é internado na Neonatal, onde o contato físico entre mãe e filho fica restrito. No entanto, mesmo na UTI Neonatal, as mães podem amamentar seus filhos de uma maneira indireta.

As unidades Itaim e Anália Franco do Hospital e Maternidade São Luiz possuem Bancos de Leite para os recém-nascidos da Neonatal e colaboradoras que voltaram a trabalhar após parto e que ainda estão amamentando. O leite é congelado e depois pasteurizado, o que permite uma validade de até seis meses – o leite retirado da mama, sem conservação, dura apenas 12h.

Monica Pontin, supervisora do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno do Anália Franco, conta que para as mães que não podem estar próximas a seus filhos logo após seu nascimento, a retirada do leite para a alimentação do bebê aproxima a mãe do filho, além de ser fundamental para a recuperação e imunização do bebê, evitando complicações da saúde, por exemplo, intestinais.

Após a alta da Neonatal, o leite que o bebê não consome pode ter dois destinos: a mãe leva o produto pasteurizado para casa ou autoriza doá-lo para outras crianças, o que ocorre em 98% dos casos. Nesta situação, a doadora assina uma autorização e o alimento é encaminhado para hospitais públicos parceiros. A unidade Anália Franco, por exemplo, envia toda a doação para o Hospital e Maternidade Eleonor Mendes de Barros, no Tatuapé.

De janeiro a abril deste ano, a unidade Anália Franco já encaminhou 23 litros. O número é bem alto, comparado aos 38 litros doados em todo o ano de 2013.

#HospitalSaoLuiz #AnaliaFranco #Itaim #doacaodeleite #amamentacao

 

Sala de Coleta Banco de Leite - Analia Franco

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados