Blog da Saúde

O outono e as doenças respiratórias nas crianças

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 26 de maio de 2014

No outono, muitas crianças sofrem com doenças respiratórias. Nesta estação, além do ar ficar mais seco e mais poluído, há o aumento da circulação dos vírus respiratórios, o que aumenta a chance de infecções.

Entre as doenças que mais atingem os pequenos estão as gripes e os resfriados, os broncoespasmos ou crises de asma, as broncopneumonias e as bronquiolites.

Segundo a Dra. Alessandra Cavalcante Fernandes, pediatra do Hospital São Luiz Anália Franco, “os sintomas são muito parecidos, com a ocorrência de febre, tosse, secreção nasal e desconforto para respirar”.

A médica explica que quando as doenças são virais, como as gripes e os resfriados, a febre não é muito alta e os sintomas duram em torno de quatro ou cinco dias.

Em crianças menores de dois anos também são comuns as bronquiolites, quadro também viral em que, além dos sintomas citados acima, pode haver chiados no peito e um pouco mais de falta de ar.

“No caso de crises de broncoespasmos ou asma, a criança nem sempre tem febre. Na maioria das vezes, há falta de ar e chiados no pulmão, explica a Dra. Alessandra.”

Já nas pneumonias – casos que costumam preocupar mais os pais – a febre é mais alta e acompanha tosse e chiados no pulmão.

Para prevenir as crianças dessas doenças respiratórias, Dra. Alessandra dá algumas dicas:

– Lave as mãos com frequência,

– Evite ambientes fechados e com aglomerações,

– Se o tempo estiver muito seco, umidifique as vias aéreas (com lavagem nasal ou inalação) e use umidificadores de ambiente.

 

#HospitalSaoLuiz #AnaliaFranco #gripe #asma #pneumonia

 

Imagem1

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados