Blog da Saúde

Síndrome do Transfusor Transfundido e a cirurgia fetal

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 13 de maio de 2014

Atualmente, os bebês são monitorados praticamente desde o início de sua existência. Graças a estes cuidados, é possível analisar o desenvolvimento do feto de maneira aprofundada e, caso necessário, tratar uma possível doença fetal antes do nascimento.

Nos casos de doenças fetais, podem ser realizados procedimentos minimamente invasivos ainda durante a gravidez. São as chamadas cirurgias fetais endoscópicas. Essas intervenções são realizadas com delicados equipamentos de videoendoscopia e são guiadas por ultrassonografia.

Segundo o Dr. Javier Miguelez, médico responsável pela Medicina Fetal do Hospital São Luiz, “o Hospital realiza os principais procedimentos que existem na área de Medicina Fetal”.

Uma das doenças em que a cirurgia fetal é necessária é a Síndrome do Transfusor Transfundido. Ela ocorre quando o sangue não circula de forma igual entre gêmeos idênticos, que compartilham a mesma placenta, e costuma aparecer da 16ª à 24ª semana de gestação.

“Esta situação é muito grave e ocorre em 10% dos casos de gêmeos que dividem a mesma placenta. Se não tratada, a Síndrome leva ao óbito dos bebês na maioria dos casos”, explica o Dr. Javier.

Na cirurgia endoscópica a laser, o médico busca os vasos sanguíneos que comunicam um lado da placenta com o outro e os coagula. Deste modo, são “criadas” duas placentas e a distribuição de sangue fica mais equilibrada. Este procedimento transforma uma situação em que os bebês morreriam e, por este motivo, a necessidade de intervenção é praticamente inquestionável entre os médicos.

“Quando realizada, a cirurgia tem mais de 80% de chance de sucesso de pelo menos um dos bebês sobreviver”, completa o médico.

Continue acompanhando o nosso blog. Nas próximas semanas, postaremos outros tipos de cirurgias fetais.

 

#HospitalSaoLuiz #cirurgiafetal

grávidas

 

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados