Blog da Saúde

Diabetes gestacional: o que é e como preveni-la

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 26 de junho de 2014

Hoje é o Dia Nacional do Diabetes, síndrome metabólica que afeta cerca de 6,9% da população adulta no Brasil*.

O diabetes caracteriza-se pela falta de insulina ou pela incapacidade deste hormônio produzido no pâncreas de exercer adequadamente suas funções. Estes “desvios” culminam na hiperglicemia, o excesso de açúcar no sangue.

Mas você sabia que existe um tipo de diabetes chamado “gestacional”? Neste caso, “a paciente não tem a doença previamente à gravidez, mas durante o curso da gestação”, afirma a Dra. Karina Zulli, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim.

“Os sintomas do diabetes gestacional são camuflados na gravidez e, por isso, o diagnóstico não é facilmente feito pelos sintomas descritos pela paciente, mas através de alguns sinais que aumentam a probabilidade da incidência desta doença”, explica a especialista.

São exemplos o ganho de peso excessivo durante o pré-natal e a referência familiar da identificação da doença no mesmo momento (da gravidez). O diagnóstico também é realizado através de exames de sangue: curva glicêmica, glicemia de jejum, insulina, hemoglobina glicada.

Das complicações que o diabetes gestacional pode causar, a mais grave é morte do bebê de forma súbita. Sem qualquer sinal, ele pode ter um sofrimento agudo devido aos altos índices de açúcar e ir a óbito repentinamente.

Por este motivo, Dra. Karina diz que o ideal é não adquirir a doença. Ela recomenda que a gestante evite ganho de peso excessivo durante a gestação, tenha uma alimentação adequada e a assistência de um nutricionista, se necessário, e pratique exercícios físicos.

#HospitalSaoLuiz #SaoLuizItaim #diabetes #diabetesgestacional #glicose

diabetes

Fonte: *Pesquisa Vigitel 2013 do Ministério da Saúde

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados