Blog da Saúde

Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Fumo

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 29 de agosto de 2014

Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Ainda que os males causados pelo cigarro sejam cada vez mais divulgados, constantemente surgem estudos que confirmam como é difícil abandonar o vício, mesmo quando o indivíduo já sofre graves consequências.

Pesquisa divulgada recentemente pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo revelou o poder viciante do tabaco: dois em cada três fumantes com câncer atendidos na instituição não conseguem abandonar o cigarro mesmo depois do diagnóstico da doença.

O cigarro é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão, 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer e 25% dos óbitos causados por doenças coronarianas, como o infarto.

Outro estudo, realizado com quatro mil crianças pelo Instituto Karolinska, na Suécia, revelou que fetos gerados por fumantes apresentaram risco 45% maior de contrair asma ou rinite até os 16 anos do que os filhos de gestantes que não fumavam.

Dra. Fabiane Sabbag, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, foi entrevistada pelo portal UOL sobre o tema. Ela explicou que o contato com as substâncias químicas do cigarro ainda na gravidez aumenta a chance de má formação do feto, que, por sua vez, acarreta doenças neurológicas e respiratórias no bebê.

Para ler a reportagem completa, acesse: http://scup.it/6eoq

#HospitalSaoLuiz #SaoLuizItaim #combateaofumo #cancer

271852_6276 - bitucas de cigarro no chao

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados