Blog da Saúde

O que é uma úlcera?

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 19 de agosto de 2014

A úlcera é uma ferida que pode ocorrer em várias partes do organismo. Porém, quando se fala nela, normalmente, as pessoas pensam na úlcera gástrica – também conhecida como úlcera péptica, que costuma ocorrer no estômago, no duodeno ou no esôfago.

Para digerir os alimentos, o estômago produz uma série de ácidos. Em situações normais, eles atuam apenas sobre os alimentos, mas em alguns casos, agem sobre o trato digestivo, ferindo a parede estomacal e do duodeno.

Dr. Alexandre Sakano, gastroenterologista do Hospital São Luiz Itaim, afirma que “existem pessoas que são mais suscetíveis às doenças do estômago e podem ter uma gastrite que evolui para úlcera se não tratada adequadamente. Entretanto, a maioria das pessoas que tem gastrite permanece com gastrites crônicas que vão e voltam, mas não evoluem nunca. Por outro lado, existem pessoas que nunca tiveram gastrite e sofrem com úlcera no estômago.”

A endoscopia é a melhor maneira de diagnosticar a úlcera. O exame é realizado com o paciente sedado e permite que o médico veja com detalhes a mucosa do estômago, realize biópsias quando necessário e diagnostique com precisão a doença e o grau de comprometimento.

#HospitalSaoLuiz #SaoLuizItaim #ulcera

118266_7462 - abdomen

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados