Blog da Saúde

Por que o colesterol em excesso é perigoso?

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 8 de agosto de 2014

Hoje é o Dia Nacional do Combate ao Colesterol. O cardiologista do Hospital e Maternidade Anália Franco, Dr. Marcelo Cantarelli, explica que colesterol é um álcool que se encontra diluído nas gorduras de origem animal, não existindo, portanto, nos vegetais. “Ele é muito importante para o nosso organismo, pois participa da formação da membrana das células, dos ácidos biliares, que são importantes para a digestão, e dos hormônios esteroides, entre eles os sexuais. Portanto, o colesterol é constantemente formado em nosso fígado e apenas 30% são provenientes da dieta”.

O colesterol é classificado de acordo com sua densidade: alta (HDL), baixa (LDL) ou muito baixa densidade (VLDL). O HDL é o que chamamos de “colesterol bom”, pois ele ajuda a retirar da circulação sanguínea o excesso de LDL – o “mau colesterol”.

Dr. Marcelo esclarece que “quando há excesso de colesterol LDL na circulação sanguínea, ele se deposita na parede das artérias, formando, através de um processo de inflamação e oxidação, a placa de ateroma. Essa placa funciona como uma sujeira que gruda na parede de um cano. Com o tempo, ela pode crescer e causar o entupimento, por exemplo, de artérias coronárias, resultando na angina ou no infarto agudo do miocárdio, ou o entupimento de artérias cerebrais, provocando o acidente vascular cerebral (AVC) ou derrame”.

O ideal é que o valor total do colesterol esteja abaixo de 200 mg/dl, o LDL abaixo de 130mg/dl e o HDL acima de 40mg/dl para homens e de 45mg/dl para mulheres. O cardiologista ressalta que nas pessoas com mais alto risco cardiovascular e naquelas que já possuem doença aterosclerótica ou tiveram algum evento prévio, como infarto ou AVC, os valores desejáveis de LDL deverão estar abaixo de 100mg/dl, idealmente em torno de 70mg/dl.

Para controlar os níveis de colesterol, o especialista afirma que a primeira etapa é manter uma alimentação saudável, pobre em gordura, sal e açúcares e rica em fibras (cereais, hortaliças, frutas e sementes), que ajudam na eliminação do colesterol. “Os peixes, principalmente os de água muito fria (como a truta e o salmão), óleos vegetais e azeites contém gordura saudável (insaturada) que favorece a redução do LDL e aumento do HDL. O vinho tinto e as frutas vermelhas contêm flavonoides e resveratrol, que são substâncias que ajudam a reduzir o colesterol.”

Além da dieta, a atividade física aeróbica regular é essencial, pois ajuda a reduzir os níveis de LDL e a elevar o HDL. “Os exercícios também ajudam na diminuição do peso, da pressão arterial e dos níveis de açúcar no sangue. Por este motivo, são essenciais aos obesos, hipertensos e diabéticos. Em alguns casos, o uso de medicamentos para controle do colesterol também é necessário”, conclui Dr. Marcelo.

#HospitalSaoLuiz #SaoLuizAnaliaFranco #colesterol #HDL #LDL

977589_19382642 - colesterol
Alimentos ricos em colesterol

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados