Blog da Saúde

Conheça o setor de hemodinâmica do Hospital São Luiz Morumbi

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 24 de setembro de 2014

O Centro de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular é um serviço de Hemodinâmica do Hospital São Luiz. Conta com uma equipe médica de excelência composta por cardiologistas, neurologistas, angiologistas e enfermeiros experientes e qualificados, além de possuir equipamentos modernos que operam com baixas doses de radiação. O setor foi desenvolvido para proporcionar mais conforto a pacientes e acompanhantes, com áreas de procedimentos e de repouso próximas e isoladas do hospital.

O equipamento é composto por quatro monitores e funciona com sistema Flat Panel de aquisição digital de imagens de alta resolução, com mais precisão e menos ruído, projetado para satisfazer às exigências da angiografia moderna e procedimentos cardiológicos intervencionistas. As imagens são reconstruídas em 30 segundos e mostram maior amplitude e resolução, também, das estruturas dos ossos. A mesa utilizada no procedimento é rotacional e tem deslocamento motorizado para angiografia digital periférica com acesso ao paciente por todos os lados.

O agendamento de procedimentos deve ser feito pela Central de Reservas, no telefone (11) 3040-1200. O Centro de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular funciona em período integral.

Atuação do Centro de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde revelam que as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo, com mais de 17 milhões de casos por ano. Só no Brasil, são 300 mil mortes anualmente – uma a cada dois minutos. Para diminuir essa estatística, o cardiologista Luiz Mattos, responsável pela área, alerta: “quanto mais rápido o atendimento e o diagnóstico dessas enfermidades, menor o risco de morte”. No Brasil, as taxas de mortalidade após a ocorrência de um infarto do miocárdio, por exemplo, giram em torno de 20%, sendo reduzidas para menos de 10% em casos em que o paciente é submetido à reperfusão coronária precoce. Em outras palavras, o tratamento consiste no restabelecimento da circulação.

A atuação da hemodinâmica e angiografia cardiovascular pode ser dividida em dois grandes grupos de procedimentos: diagnósticos e terapêuticos. No primeiro, é feito o reconhecimento do estado cardiovascular do paciente, principalmente da permeabilidade das artérias coronárias, suscetível à ocorrência de angina do peito e infarto do miocárdio, da função do músculo cardíaco, responsável pela manutenção da vida saudável, e das válvulas cardíacas, que separam as quatro cavidades principais do coração. No segundo, é realizado o tratamento das doenças cardíacas por meio de cateteres, balões e stents metálicos.

#HospitalSaoLuiz #SaoLuizMorumbi #hemodinamica

hemodinamica INTERNA_Morumbi

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados