Blog da Saúde

Trânsito e estresse – é possível separá-los?

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 25 de setembro de 2014

O estresse no trânsito atinge cada vez mais pessoas. Estudo divulgado pela Rede Nossa São Paulo esta semana revelou dentre os 3,3 milhões de moradores da capital que declararam usar carro todos os dias ou quase todos os dias, a média do tempo total perdido em deslocamentos diariamente chegou a 2h53.

O desgaste emocional causado por tanto tempo no controle de um automóvel talvez explique por que outra pesquisa, desta vez realizada pela Universidade de East Anglia, no Reino Unido, apontou que abandonar o volante e ir ao trabalho pedalando ou caminhando aumenta a sensação de bem-estar. Quem trocou o carro por estas opções apresentou maior concentração e começou a se sentir sob menos pressão.

O levantamento também destacou que o uso do transporte público também foi considerado mais positivo do que dirigir até o trabalho. De acordo com os pesquisadores, quanto mais a pessoa usa o carro, pior ela se sente.

Ainda que a maioria -71% – dos paulistanos se mostre bastante disposta a deixar o carro em casa caso haja uma boa alternativa de transporte, esta opção ainda não é viável para grande parte dos habitantes da capital paulista.
Diante deste panorama, Silvia Maria Gonçalves, psicóloga do Hospital São Luiz Jabaquara, deu algumas dicas de como aliviar o estresse diário causado pelo trânsito:

– ouça música/notícias ou cante – o importante é que seja algo que te dê algum prazer e não tire sua atenção;
– evite sair em horário de pico;

– busque informações sobre o trânsito antes de sair de casa – assim você pode procurar um caminho alternativo;

– dê carona – conversar com alguém pode diminuir sua irritação, além de reduzir a quantidade de carros na rua;

– saia de casa com antecedência – se encarar o trânsito é inevitável, tente reduzir outros fatores de estresse, como atrasos, por exemplo.

A especialista ressalta ainda a importância de não falar ao celular ou realizar qualquer outra atividade que cause distração. Afinal, um acidente ou atropelamento causaria ainda mais tensão ao seu dia.

#HospitalSaoLuiz #SaoLuizJabaquara #transito

691832_17640140 transito sao paulo carros

Fonte: Rede Nossa São Paulo / Dia Mundial Sem Carro

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados