Blog da Saúde

Quimioterapia oral é alternativa no auxílio ao combate ao câncer

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 26 de novembro de 2014

Nos últimos cinco anos, pesquisas e avanços tecnológicos na medicina vêm determinando mudanças positivas nos tratamentos e consequentemente na qualidade de vida dos pacientes com câncer. Entre as alternativas convencionais está a quimioterapia via oral, na forma de comprimidos ou cápsulas, para combater alguns tipos de câncer específicos como o de mama, cólon, melanoma, renal e de pulmão.

Segundo Caetano Cardeal, oncologista do Hospital São Luiz Jabaquara, a opção pela quimioterapia oral depende do tipo de câncer, do grau de disseminação, do estado geral do paciente e dos tratamentos feitos anteriormente. “O médico fornecerá as recomendações e opções que ajudarão o paciente a decidir sobre o tratamento mais adequado para o seu caso, pois como em toda quimioterapia existem efeitos colaterais, já que cada organismo responde de forma diferente aos tratamentos, o tipo e a gravidade dessas reações”, diz o especialista.

Atualmente, a quimioterapia via oral é o tipo de tratamento menos invasivo para o paciente. Evita dificuldades como o desgaste do deslocamento até o hospital, além da redução de alguns efeitos colaterais. “É sempre importante destacar que pacientes são diferentes entre si, porém existem benefícios que podem ser estendidos para a maioria. A recomendação é que mantenham uma rotina de vida normal, de viagens a prática de exercícios físicos leves, ambos sempre com avaliação e orientação médica”, diz Caetano Cardeal.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) para o ano de 2014 e 2015, o Brasil terá aproximadamente 576 mil novos casos. A doença pode ser diagnosticada em qualquer faixa etária: na infância os mais comuns são a leucemia e o linfoma; na adolescência os tumores ósseos; na fase adulta o câncer de testículos e de colo do útero; após os 50 anos, de próstata e de mama e nos idosos, a leucemia e o linfoma, como nas crianças.

Além da prevenção, os cuidados com a saúde são fundamentais para todas as idades. Manter hábitos e alimentação saudáveis também reduzem os riscos de ter a doença.

#HospitalSaoLuiz #SaoLuizJabaquara #cancer

851433_66502393 comprimidos

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados