Blog da Saúde

Não hesite em procurar um fonoaudiólogo

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 9 de dezembro de 2014

O fonoaudiólogo é o profissional responsável por avaliar e tratar as alterações na fala, audição, deglutição, escrita, entre outros. Apesar de atuar com indivíduos de todas as idades, ele pode desempenhar um papel determinante na infância.

De acordo com Flavia Ribeiro, fonoaudióloga do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, “não há uma idade adequada para que os pais procurem um fonoaudiólogo, uma vez que os problemas podem aparecer em diversas fases. O mais importante é que a criança faça uma avaliação e tenha um atendimento precoce porque isto fará diferença no seu desenvolvimento”.

Os problemas auditivos, por exemplo, podem ser identificados desde o nascimento, com o teste da orelhinha. A fala, por sua vez, começa a se desenvolver quando a criança tem em torno de um ano e começa a emitir as primeiras palavras. Caso ela não comece a falar até dois anos, é fundamental que seja avaliada por um fonoaudiólogo. Problemas da área da alimentação, como a recusa alimentar, também podem ser tratados por um especialista em fonoaudiologia.

Flavia Ribeiro afirma que muitos pais adiam a consulta com este profissional, pois acreditam que a criança se desenvolverá por conta própria. “Porém, elas chegam com uma série de problemas, às vezes, muito maiores do que teriam se começassem o tratamento anteriormente. Além disso, algumas dificuldades causam um sofrimento que poderia ter sido evitado.” Outro motivo da procura tardia por um fonoaudiólogo costuma ser o custo das consultas. Muitos pais desconhecem que seus planos de saúde cobrem este tipo de tratamento. “De qualquer maneira, é preciso pensar no tratamento como um investimento na saúde da criança. Esperar não é a melhor solução”, conclui.

#HospitalSaoLuiz #SaoLuizItaim #fonoaudiologia

Imagem1

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados