Blog da Saúde

Miomas atingem cerca de 35% das mulheres em idade fértil

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 16 de janeiro de 2015

Miomas são nódulos benignos constituídos de músculo liso que se formam no útero. Estima-se que 35% das mulheres em idade fértil tenham fibromas ou leiomiomas, como também são conhecidos.

Dra. Fabiane Sabbag, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, explica que eles podem se localizar dentro da cavidade uterina (miomas submucosos), dentro da parede uterina (miomas intramurais) ou na superfície do útero (miomas subserosos).

A origem dos miomas é desconhecida, mas sabe-se que o crescimento dele ocorre por indução hormonal, principalmente pelo estrógeno.

Dra. Fabiane esclarece que os sintomas mais comuns destes nódulos são: sangramento uterino anormal, dor, compressão de órgãos ao redor do útero como bexiga e intestino, infertilidade, abortamento e anemia. Porém, em muitas mulheres eles são assintomáticos.

O tratamento da paciente dependerá da localização, do tamanho e da quantidade de miomas e poderá ser clínico ou cirúrgico. Segundo a médica, estes fatores também podem determinar se o mioma dificultará uma possível gravidez ou aumentará o risco de abortamento, assim com trará dor ou ocasionará um trabalho de parto prematuro.

#HospitalSaoLuiz #SaoLuizItaim #mioma #utero

1421973_92604587 mulher

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados