Blog da Saúde

Uso do protetor solar é essencial na prevenção do câncer de pele

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 2 de Janeiro de 2015

O tumor de pele é o tipo mais comum de câncer no Brasil. Conforme avaliação do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2014 devem ser registrados 188 mil novos casos da doença em todo o País.

Algumas medidas podem auxiliar na prevenção do problema como usar protetor solar diariamente (duas vezes ao dia), com fator de proteção de no mínimo 30. Também é recomendável evitar a exposição ao sol em horários de pico, das 10 às 15 horas, e sempre que possível, usar chapéus, óculos de sol e/ou roupas com fator de protetor solar.

Além disso, outro cuidado é o uso diário de protetor labial com FPS. Caso, a pessoa esteja diretamente exposta ao sol recomenda-se reaplicar o protetor a cada 2 horas se suar. Além disso, a aplicação deve ser feita quando a pessoa entra na água.

Dra. Samar Harati, dermatologista do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco explica que a prevenção deve ser feita em qualquer idade. “A prevenção é a mesma para homens e mulheres. Também é recomendável evitar o tabagismo, ingerir alimentos saudáveis e, no mínimo, dois litros de água diariamente,” ressalta.

Depois dos 40 anos, normalmente, as pessoas já possuem manchas na pele, causadas pela exposição ao sol. Por isso, devem ficar atentas quanto às mudanças nessas lesões ou aparecimento de novas.

A dermatologista ressalta que as pessoas devem ficar alertas com feridas ou lesões em qualquer região do corpo que não cicatrizem, que cocem, sangrem ou que tenham cascas. “Também é importante ficar atento a uma pinta nova ou antiga que cresceu, mudou de cor, forma ou tamanho.”

A médica ressalta que é importante sempre procurar um dermatologista caso ocorra alterações na pele.

#HospitalSaoLuiz #SaoLuizAnaliaFranco #cancer #pele

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados