Blog da Saúde

A cada duas horas, três mulheres morrem de câncer no Brasil

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 6 de março de 2015

1111804_63944281 seio mama

O índice de mulheres vítimas de câncer de mama continua alto no Brasil. Segundo o último levantamento do INCA, Instituto Nacional do Câncer, sobre a taxa de mortalidade da doença, estima-se que 13.746 mulheres morreram de câncer de mama no país em 2012, o que dá uma margem de três mulheres mortas a cada duas horas.

O envelhecimento da população, a maior expectativa de vida, principalmente feminina, e o maior número de diagnósticos feitos são alguns dos fatores que explicam as taxas elevadas de câncer de mama em mulheres segundo Vanessa Dalprá, ginecologia e mastologista do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim. “O aumento da população entre 40 e 60 anos, faixa etária de maior risco para desenvolver a doença, impacta significativamente no alto número de casos”, explica.

Entre os tipos de câncer mais comuns entre as mulheres, o de mama é o pioneiro. Para este ano, o INCA estima que 57.120 mulheres sejam diagnosticadas com a doença, superando, por exemplo, o do colo do útero (15.590) e de ovário (5.680).

“Além de ser muito inferior ao de mama, o índice e novos casos de câncer do colo do útero vem diminuindo nos últimos anos. Essa realidade é resultado do grande número de mulheres que têm acesso ao exame de Papanicolau (colpocitologia oncótica). Com a vacina do HPV, causa direta da doença, os resultados serão ainda melhores”, diz Vanessa.

Para a ginecologista, um dos fatores responsáveis pela baixa incidência do câncer de ovário é a falta de diagnóstico precoce. “Essa patologia apresenta uma rápida evolução e início silencioso, ou seja, a paciente não apresenta sintomas. Mas quando eles aparecem, o câncer já está espalhado. Por isso é de grande importância realizar os exames de rotina”, explica.

Prevenção e tratamento do câncer de mama

O tratamento do câncer de mama é determinado de acordo com o estágio da doença. Quanto mais cedo a patologia for diagnosticada, menores serão os danos à saúde e maiores as chances de cura, por isso é necessário realizar os exames de rotina e complementares. Além disso, é importante prestar a alguns sinais, como presença de nódulo de mama palpável, saída espontânea de secreção dos mamilos e inversão espontânea dos mamilos.

“Se o câncer for detectado em estágio inicial pode ser feita apenas cirurgia de remoção do tumor, com a pesquisa de células malignas no linfonodos axilares e radioterapia. Em estágios mais avançados a quimioterapia pode fazer parte do tratamento”, explica a especialista.

#HospitalSaoLuiz #SaoLuizItaim #diadamulher #cancer #mama

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados