Blog da Saúde

Confira quais são as doenças de inverno mais comuns na infância

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 3 de julho de 2015

A young girl is sick and having her temperature taken.

Gripe, resfriado, otite e dor de garganta. Essas são apenas algumas das patologias comuns nesta época do ano, principalmente entre as crianças – mais vulneráveis às chamadas doenças de inverno.

“As mudanças bruscas de temperatura somadas à baixa umidade e ao acúmulo de poluição favorecem a proliferação de vírus e bactérias responsáveis pelas doenças respiratórias. Por isso o número de casos de gripe, sinusite e bronquite é maior nesta estação”, diz Cid Pinheiro, pediatra do Hospital São Luiz Morumbi.

Segundo o especialista, as patologias de inverno que mais acometem as crianças são de origem viral e duram em média de três a cinco dias. “Importante lembrar que os quadros respiratórios são comuns na infância, mas quanto mais nova a criança, maiores devem ser os cuidados”, ressalta.

Outro fator que determina a incidência dessas doenças na infância é a faixa-etária. Quadros de faringite e laringite são mais comuns até os três anos enquanto os resfriados aparecem com mais frequência a partir dos dois anos.
Os sintomas variam de acordo com a doença e o tratamento costuma ser sintomático, como, por exemplo, o uso de medicamentos para resfriados e febres, aplicação de descongestionante nasal para limpar o nariz e inalação em caso de tosse seca e chiado no peito.

Alguns sinais exigem atenção especial. “Respiração rápida e ofegante e presença de movimentos rápidos (sobe e desce) na região abdominal e nas narinas podem ser sintomas de falta de ar. Em situações como essa é recomendável ir ao pronto-socorro”, explica o pediatra.

Veja quais são as doenças de inverno mais comuns na infância de acordo com a faixa-etária e seus principais sintomas:

blog - tabela doencas_3

Dicas de prevenção: hidratação, lavar as mãos com frequência, evitar mudanças bruscas de temperatura e realizar as vacinas corretamente são algumas das formas para prevenir as crianças das doenças respiratórias.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados