Blog da Saúde

Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais: A importância do diagnóstico precoce da Hepatite C

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 28 de julho de 2015

Em grande parte dos casos, a Hepatite C apresenta sintomas somente em estágio avançado, tornando exames de rotina extremamente importantes para tratar a doença e combater a sua transmissão

Coleta Sangue

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 3% da população mundial seja portadora do vírus da Hepatite C. Isso daria, somente no Estado de São Paulo, 490 mil pessoas portadoras dessa doença. Porém, segundo dados da Secretaria de Saúde, foram notificados somente 68.297 casos de hepatite no estado nos últimos 15 anos, o que corresponde a 0,1% da população paulista. Essa diferença de números se justifica pelas características da doença, que pode não apresentar sintomas em seu estágio inicial, o que faz com que pessoas procurem um médico e realizem exames de forma tardia.

Débora Poli, gastroenterologista do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, explica que a Hepatite C é silenciosa, e só se manifesta em estágio avançado da doença. “A hepatite ataca o fígado, comprometendo seu funcionamento. Se não for tratada, essa doença pode evoluir para cirrose ou câncer de fígado. O problema é que em seu estágio inicial ela não apresenta sintomas”.

A hepatice C é contraída através do sangue ou materiais contaminados. Pessoas podem adquirir a doença pelo ato sexual sem proteção ou por materiais contaminados como drogas injetáveis e até mesmo por objetos usados pela manicure, dentista e tatuadores que não tomarem os devidos cuidados higiênicos. “Ainda não temos uma vacina para a Hepatite C, e a prevenção é essencial. Evitar ambientes sujos, se certificar que a manicure e o dentista usem luvas e tenham autoclave, que é um equipamento próprio para esterilizar os matérias usados por eles, praticar sexo seguro e evitar compartilhar seringas são algumas recomendações importantes”, diz Débora.

Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais
Hoje é o Dia Mundial da Luta Contra Hepatites Virais, data criada exatamente para lembrar às pessoas realizarem periodicamente exames que possam detectar hepatites. A gastroenterologista recomenda que todas as pessoas aproveitem a data para agendar um exame de rotina. “Mesmo que a pessoa tome todos os cuidados e não esteja no grupo de risco, ainda assim é recomendável fazer um check up periódico. O diagnóstico precoce da Hepatite C não só evita que a doença evolua e se torne um problema mais grave, mas também ajuda no combate à transmissão do vírus”.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados