Blog da Saúde

Saiba mais sobre o Cateterismo Cardíaco

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 23 de julho de 2015

Surgeon Inserting Tube Into Patient During Surgery

O Cateterismo Cardíaco é um exame realizado para detectar obstruções dos vasos sanguíneos do coração. Conversamos com o Dr. João Vicente da Silveira, cardiologista do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco, para entender um pouco mais sobre esse procedimento:

Como funciona o cateterismo cardíaco?
Cateterismo é um exame que se faz para se detectar a localização e a gravidade das obstruções das vasos sanguíneos do coração, e pode ser realizado tanto de forma eletiva (agendada) como emergencial. Ele é indicado para pessoas que tiveram um infarto ou estão com suspeita de entupimento dos vasos sanguíneos do coração (artérias e veias).

Como esse exame é realizado?
O Cateterismo Cardíaco é feito numa sala específica chamada Hemodinâmica. Lá, o paciente entra numa mesa que possui um projetor de raio-X. Depois são realizados anestesia e pequeno corte no local onde será inserido o cateter que será empurrado até chegar ao coração. Já no local adequado, uma substância será injetada pelo próprio cateter para que seja realizado um contraste na imagem projetada pelo raio-X, permitindo assim uma melhor visualização dessa área e que se visualize os bloqueios dessa região.

Existe risco?
O risco de complicação é baixo, entre 2 a 3%.

E qual é o próximo passo para o paciente após esse exame?
O exame vai ver o local, a quantidade e a gravidade do problema. Dependendo de diversos fatores, uma angioplastia pode ser realizada durante o próprio cateterismo, inserindo stent para dilatar a artéria ou veia e aumentar o fluxo sanguíneo. Se o caso for muito grave, então o paciente poderá até mesmo sofrer interversão cirúrgica. Porém esses procedimentos são feitos para casos nos quais a obstrução esteja acima de 70%. Se o entupimento for menor que isso, o mais indicado é um tratamento clínico e de mudança de estilo de vida como alimentação saudável, exercícios físicos, parar de beber e fumar e controle maior da diabetes.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados