Blog da Saúde

Dia do Nutricionista

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 31 de agosto de 2015

No Dia do Nutricionista, conversamos com Maria Elisa Yaemi, supervisora de nutrição do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, sobre a importante função deste profissional dentro do ambiente hospitalar.

Maria Elisa_2

Maria Elisa Yaemi trabalha no Hospital e Maternidade São Luiz Itaim desde 1994. Antes disso, ela havia feito os quatro anos de graduação e trabalhado em algumas clínicas nas quais havia aprendido a traçar o perfil de cada paciente. Porém, foi dentro do hospital que ela conheceu várias áreas de sua profissão. “Trabalhar num hospital como o São Luiz é como atuar em diversas clínicas. Eu já passei por todas as alas dessa instituição, como UTI, UTI neonatal, maternidade, entre outras”.

Ela também diz que, desde que começou sua atuação profissional, a nutrição vem sendo cada vez mais reconhecida como uma importante parte da recuperação da saúde do paciente dentro do ambiente hospitalar. “Nós fazemos um monitoramento da segurança alimentar, garantindo a qualidade e controle de temperatura em toda a cadeia de produção até a chegada da refeição ao paciente. Além disso, a nutrição tem três importantes objetivos: a promoção, manutenção ou recuperação da saúde dos pacientes”.

Cuidado com as necessidades dos pacientes
Maria Elisa explica que cada paciente é um caso. “Um importante papel do nutricionista é promover a integração dos hábitos alimentares que o paciente já tem com suas necessidades, respeitando diferenças culturais como o veganismo, por exemplo”. A nutricionista explica que o paciente interna por diversos motivos, com nível de assistência e necessidades distintas, e que sua equipe, formada por mais de 100 profissionais, têm que garantir que a sua alimentação ajude na recuperação de sua saúde.

Além disso, outro importante papel feito pelo nutricionista é o da orientação de alta “Um exemplo disso são as orientações que damos às pacientes da maternidade para uma alimentação saudável no pós-parto. Não somente para a saúde das mamães, mas também em relação ao aleitamento e a saúde do bebê”.

Ambulatório de nutrição para colaboradores
Maria Elisa Yaemi e sua equipe também fazem um trabalho para promover a saúde de funcionários e colaboradores do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim. “Dentro do próprio hospital existe um ambulatório de nutrição voltado para promover o bem estar e a qualidade de vida das pessoas que trabalham aqui. Neste ambulatório, passamos orientações sobre alimentação saudável, entre outras ações, para toda a equipe que atua no hospital”.

Be Sociable, Share!

  • Noemia Rodrigues disse:
    2 de setembro de 2015 às 18:18

    Parabéns pelo dia e pelo trabalho realizado! Gostaria de saber se este hospital tem algum projeto para Estagio em nutrição e qual a forma de contratação.
    Agradeço e aguardo resposta:
    Noemia

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados