Blog da Saúde

Entenda a Síndrome dos Ovários Policísticos

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 26 de agosto de 2015

Anterior view of  uterus, fallopian tube, ovary, cervix.

A formação de cistos durante a ovulação é normal e faz parte do funcionamento do ovário. Estes cistos são criados e desaparecem durante o ciclo menstrual. Porém, algumas mulheres apresentam disfunção hormonal que impendem esse bom funcionamento, fazendo com que os cistos permaneçam no ovário. A causa disso tem origem genética e é o que médicos chamam de Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP).

O Dr. Ricardo Andrade Freire, ginecologista do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco, explica que quem tem irmãs ou mães com SOP possui 50% de chance de desenvolver essa doença. “Essa enfermidade pode afetar, principalmente, a fertilidade da mulher e gerar grande dificuldade de engravidar”. A Síndrome de Ovários Policísticos também gera ciclos menstruais irregulares com menor frequência de ovulação. Outros sintomas são o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e obesidade. A SOP também pode provocar o aumento de hormônios masculinos, facilitando o crescimento anormal de pelos em áreas como seios e queixo; surgimento de manchas na pele e aparecimento de acne.

O diagnóstico da SOP é complicado e depende de diversas variantes, e é feito a partir da avaliação de exames clínicos, ultrassom pélvico e dosagem de hormônios. Porém, Freire explica que portadoras desse distúrbio podem viver uma vida normal e engravidar através de remédios que controlem o nível hormonal. Além disso, alimentação boa e exercícios regulares também são indicados. “A Recomendação é que toda mulher visite seu ginecologista ao menos uma vez ao ano para fazer uma avaliação ovariana e hormonal. O ginecologista é o clínico da mulher que cuida também da sua qualidade de vida, o que inclui o acompanhamento de um ciclo menstrual saudável”.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados