Blog da Saúde

Entenda o rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 20 de agosto de 2015

Torn Anterior Cruciate Ligament

Luciano, jogador de futebol que atua no ataque do Corinthians, sofreu na noite desta quarta-feira uma lesão no ligamento anterior cruzado (LCA) em um dos seus joelhos. Lucas Leite, ortopedista do Hospital São Luiz Morumbi, explica que essa é uma das principais lesões que acontecem nessa parte do corpo, principalmente em jogadores de futebol. “O ligamento cruzado anterior é o que estabiliza o joelho e o impede de fazer movimentos excessivos. A lesão nessa parte do corpo acontece quando o jogador está com o pé no chão e sofre uma entorse muito grande que coloca uma pressão forte sobre esse ligamento, que acaba se rompendo. É uma lesão comum já que esse é um movimento frequente na prática do futebol”.

Foi o que aconteceu com o atacante corintiano. Luciano sofreu uma torção no seu joelho quando estava sozinho tentando um giro para o arremate na área adversária. Leite explica que o tratamento para esse tipo de lesão em atletas é através de cirurgia, que deverá ser feita depois de alguns dias. “O tratamento é exclusivamente cirúrgico para retorno de atividade esportiva, possibilitando assim reconstruir a estabilidade articular. Se não fizer a reconstrução do LCA, o joelho poderá desencaixar com o tempo”.

O ortopedista explica que a cirurgia deve ser feita depois de alguns dias da lesão para esperar que inflamações agudas e sangramentos passem, diminuindo assim a chance de fibrose. Leite ainda explica que a fisioterapia começa no dia da cirurgia, e segue até a volta do jogador ao gramado, que deverá levar de 6 a 8 meses.

Porém, apesar do longo tempo para retomar a atividade, o time e a torcida não devem se preocupar se o boleiro manterá seu bom nível de futebol. “Essa é uma lesão que evolui muito bem e existe um bom domínio da técnica cirúrgica por parte dos ortopedistas. O tempo de recuperação é para o ligamento se fixar completamente no osso, e isso é algo fisiológico e que não dá para acelerar”.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados