Blog da Saúde

Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE: especialista do Hospital São Luiz esclarece os motivos que levaram 56,9% da população ao sobrepeso

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 3 de setembro de 2015

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que 56,9% dos brasileiros acima de 18 anos estão com excesso de peso e 20,8% são classificados como obesos.

949285_40326566 -  obeso

“O alto índice de sobrepeso é resultado do estilo de vida da sociedade atual. Hoje, temos menos tempo para cuidar da saúde, fácil acesso aos alimentos e muitas pessoas sedentárias. Além disso, o consumo de alimentos industrializados, corantes e carnes com excesso de hormônio alteram o processo endocrinológico e hormonal do organismo, resultando no ganho de peso”, explica Alexandre Elias, cirurgião bariátrico do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim.

Além de afetar diretamente a saúde e o bem-estar, sobrepeso e a obesidade podem desencadear uma gama de doenças ligadas ao metabolismo, como diabetes tipo 2, pressão alta, gordura no fígado, acido úrico elevado e alterações do colesterol e dos triglicerídeos.

O tratamento da obesidade é progressivo e comportamental. “O primeiro passo do tratamento é a aceitação. Ou seja, é importante que o obeso entenda e reconheça que é portador de uma doença e que precisa de ajuda. Para que a mudança em relação aos hábitos alimentares e estilo de vida seja efetiva recomendamos que o paciente tenha o apoio de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais que entendem todos os aspectos da doença, possibilitando assim o melhor tratamento para cada tipo de necessidade”, diz o especialista.

Obesidade Mórbida
A obesidade mórbida é quando o indivíduo possui IMC acima de 40. Neste caso, o paciente passa a ser um candidato forte para realizar a cirurgia bariátrica e tem que procurar ajuda imediatamente. “A obesidade mórbida é um caso extremo no qual o indivíduo está com sério risco de complicações que podem ameaçar sua vida. Para isso é necessário seguir uma reeducação alimentar, ter acompanhamento psicológico e praticar atividade física. A cirurgia bariátrica também pode ser uma alternativa de tratamento à obesidade”, diz Alexandre Elias.

Índice de massa corporal
Um dos parâmetros mais comuns para calcular se uma pessoa está acima do peso, usado pelo Organização Mundial da Saúde (OMS), é o Índice de Massa Corporal (IMC). Esse índice é calculado dividindo-se o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros) (clique aqui para calcular o seu IMC). O resultado revela se o peso está dentro da faixa ideal, abaixo ou acima do desejado – revelando sobrepeso ou obesidade.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados