Blog da Saúde

O Hospital São Luiz é o hospital oficial do GP Brasil de Fórmula 1 – Conheça o protocolo de socorro em pista

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 22 de outubro de 2015

O Serviço Médico do Hospital São Luiz segue rigorosamente o protocolo de atendimento de socorro definido pela FIA – Federação Internacional de Automobilismo – e adotado em todo o mundo. De acordo com as regras, em caso de acidente durante a prova ou treinos, o acesso da equipe médica somente é liberado quando as condições de segurança da pista assim o permitir. O diretor médico do GP Brasil da F1, Dino Altmann, e a delegação médica da FIA determinam a necessidade de intervenção em pista, depois de analisarem as imagens do acidente pelos monitores disponíveis na torre.

post protocolo

Segurança e condições técnicas também são submetidas a essa avaliação para garantir maior rapidez no socorro do piloto. Além disso, todo o entorno é cuidadosamente analisado para que a intervenção de socorro em pista não provoque outros acidentes, envolvendo as equipes médicas de salvamento e os demais competidores.

Segundo Dino Altmann, o primeiro veículo a entrar na pista é o Safety Car que neutraliza a prova para garantir a segurança em torno do acidente. “Contudo, é possível que a equipe médica seja liberada com a prova ainda em andamento, desde que o socorro possa ser feito na área externa, sem que a equipe acesse a pista”, esclarece. Incêndio é outra exceção no protocolo. Nestes casos, a prioridade para entrar em pista é dos bombeiros.

A equipe médica é levada até o carro acidentado no medical car ou em um carro de intervenção médica. Estes veículos estão equipados com todo material necessário para o primeiro atendimento, em qualquer emergência. Após a avaliação dos médicos, é acionada a equipe de extração, especializada em imobilizar e retirar o piloto do carro, incluindo o corte de ferragens. A ambulância é o último carro a entrar na pista para transportar o acidentado ao Centro Médico de Interlagos.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados