Blog da Saúde

Serviço de Fisioterapia na Maternidade São Luiz

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 13 de outubro de 2015

Doctor with little baby

O São Luiz dispõe de fisioterapeutas que dão assistência em várias áreas do hospital. Na maternidade, atua na facilitação do retorno venoso durante o pós-parto com drenagem linfática, reduzindo os edemas (inchaços) comuns nesta fase. Além disso, as mães que acabam de ter seus bebês recebem orientações posturais para diminuir dores e desconfortos do puerpério, além de dicas de fortalecimento do assoalho pélvico.

Mães internadas na Semi-Intensiva da Maternidade também recebem orientação, pois muitas vezes precisam ficar em repouso relativo ou absoluto por períodos prolongados, com risco iminente de trabalho de parto prematuro. O objetivo é prevenir ou reverter os efeitos maléficos da imobilização prolongada: dores, perda da flexibilidade e da capacidade pulmonar e riscos tromboembólicos.

Na UTI Neonatal, a Fisioterapia implantou o projeto Estimulação Motora. São feitos exercícios em prematuros abaixo de 34 semanas para desenvolver os sistemas neurológicos, psicológicos e motores através de movimentos de articulação e alongamentos dos membros, bem como exercícios de fortalecimento do pescoço.

Outra preocupação é com a estimulação sensorial e tátil, através do toque na pele e uso de diferentes texturas que simulam lençóis e fraldas de pano. E também o atendimento respiratório e motor, priorizando e acompanhando a fase evolutiva do recém-nascido, com a preocupação no seu desenvolvimento motor e na prevenção de complicações e sequelas respiratórias para que cresça com mais qualidade de vida.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados