Blog da Saúde

Como funciona a cirurgia robótica

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 14 de dezembro de 2015

A cirurgia robótica (ou cirurgia assistida por robô) é minimamente invasiva, indicada para o tratamento de diversas patologias, principalmente na ginecologia, urologia, cirurgia geral, bariátrica, e até mesmo nas menos comuns, como a cirurgia de cabeça e pescoço, torácica, cardíaca e neurocirurgia. Esse procedimento possibilita ao paciente menos dor no pós-operatório, diminuição na perda de sangue durante a cirurgia, no menor tempo de internação e ainda possibilita uma recuperação e retorno mais rápido às atividades do dia-a-dia.

Por esses motivos, a técnica já é amplamente disseminada no mundo e em vários centros ocupam quase 90% da preferência das equipes médicas para realização de alguns tipos de procedimento como, por exemplo, a prostatectomia radical (retirada de toda a próstata e vesículas seminais por conta de um câncer) e a histerectomia (retirada do útero com ou sem as trompas e ovários).

O Hospital e Maternidade São Luiz, unidade Itaim, o possui o sistema cirúrgico robótico Da Vinci Si. Trata-se de um sistema cirúrgico de alta tecnologia, com visão de alta definição em 3D, com braços mecânicos que reproduzem com precisão os movimentos do cirurgião, de uma maneira mais delicada, harmônica e muito estável, “filtrando” qualquer possibilidade de tremor. Comparada à cirurgia aberta e cirurgia laparoscópica convencional é um grande ganho, já que até o momento eram utilizadas visão 2D e instrumentos pouco articulados, que dificultam os movimentos mais detalhados.

Si_0185_ two_male_surgeons_lookin_in_sm

O sistema cirúrgico robótico Da Vinci Si é composto por três unidades: um console de comando com binoculares e “joysticks” para controle dos braços, local onde fica o cirurgião; uma torre de vídeo que une as informações do sistema; e o console do paciente, composto pelos quarto braços mecânicos com câmera e instrumentos cirúrgicos, que fica sobre a área do paciente a ser operada. Os instrumentos utilizam pequenas incisões para acessar a área a ser operada, assim como acontece na cirurgia laparoscópica pura. Embora seja conhecido como “robô”, este sistema não executa atividades com autonomia, ele reproduz os comandos, em tempo real, do cirurgião de uma maneira sutil.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados