Blog da Saúde

Conselho Federal de Medicina amplia número de doenças que justifica a indicação da cirurgia bariátrica

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 15 de janeiro de 2016

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou ontem novas regras para a autorização da cirurgia bariátrica e metabólica. A principal mudança foi a ampliação do número de doenças que justificam a indicação de cirurgia para pacientes com IMC (Índice de Massa Corpórea) entre 35 e 40 kg/m². Com a nova resolução, a lista de patologias que justificam a indicação da cirurgia agora é composta por 21 doenças. Entre elas destacam-se problemas cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral, estenose hepática, disfunção erétil, pancreatite e depressão.

“Até então, pacientes com IMC entre 35 e 40 só podiam fazer a cirurgia bariátrica se tivessem pressão alta, diabetes tipo 2, apneia do sono ou doenças ósseas. Ao ampliar a gama de doenças que podem indicar a operação, o número de pessoas que poderão tratar a obesidade e, consequentemente, suas comobidades será maior”, explica Dr. Luiz Vicente Berti, cirurgião bariátrico do Centro de Excelência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital e Maternidade São Luiz, unidade Itaim.

logo centro de excelencia bariatrica

Sobre o Centro de Excelência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica

Inaugurado em agosto de 2014, o Centro de Excelência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital e Maternidade São Luiz, unidade Itaim, é um espaço especializado no tratamento de doenças relacionadas à obesidade e suas alterações metabólicas acreditado pela Surgical Review Corporation (SRC), organização internacional responsável pelos melhores centros de tratamento da obesidade mórbida no mundo.

O Centro conta com uma equipe multidisciplinar formada por nutricionistas, psicólogos, preparadores físicos, endocrinologias e cirurgiões bariátricos que acompanha o paciente durante todo o tratamento, ou seja, no pré e pós-operatório. Esta estrutura permite que o paciente encontre no mesmo local todos os recursos (materiais e humanos) necessários. Para garantir o conforto e bem-estar do paciente, o espaço também conta com uma infraestrutura específica. Além de um centro cirúrgico altamente tecnológico, a unidade Itaim oferece um andar exclusivo para o tratamento de obesos. São 13 apartamentos privativos com mobiliário customizado para atender as necessidades de cada paciente. Site: http://cirurgiabariatricaemetabolica.saoluiz.com.br/

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados