Blog da Saúde

Saiba como se proteger do Aedes Aegypti

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 22 de janeiro de 2016

Dengue, chikungunya, febre amarela e, mais recentemente, o zika vírus são doenças transmitidas por um único inseto: o Aedes Aegypti! E o que é pior: esse ano promete bater recordes de picadas desse tenebroso mosquito.

Um dos principais meios para evitar as picadas, e consequentemente a transmissão dos vírus, é através do repelente. Porém, não adianta somente comprar o produto certo, é necessário saber como utilizá-lo da maneira mais eficiente. Por isso, conversamos com a Dra. Raquel Muarrek, infectologista do Hospital São Luiz Morumbi, que esclareceu dúvidas sobre o uso correto do repelente:

Repelente

Qual é o melhor tipo de repelente?
Os repelentes mais eficazes são os que têm, em sua formulação, Icaridina ou Picaridina.

Como aplicar o produto?
Aplique o repelente em todas as áreas expostas, inclusive rosto, orelhas, pés e tornozelos. Além disso, é muito importante que ele seja sempre aplicado por último; ou seja, por cima do hidratante, filtro solar ou maquiagem.

Qual é o intervalo de aplicação?
Os produtos a base de Icaridina ou Picaridina têm duração de até 10 horas. O usuário tem que reaplicar o produto neste intervalo ou sempre que necessário, já que atividade física e contato com a água (mar ou piscina) interferem no tempo de proteção.

Qual o momento do dia em que o Aedes mais pica?
As primeiras horas da manhã e as últimas da tarde são as horas de maior atividade dos mosquitos, mas isso não significa que ele não pique em outros horários.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados