Blog da Saúde

Hospital e Maternidade São Luiz Itaim utiliza robô em cirurgias bariátricas

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 29 de fevereiro de 2016

Cresce o número de cirurgias bariátricas que utilizam o sistema robótico Da Vinci Si no São Luiz. Desde o fim do ano passado, a Rede D’Or São Luiz, maior grupo de hospitais privados do país, lançou em São Paulo o seu Programa de Cirurgia Robótica com a aquisição do robô Da Vinci Si, implantado na unidade Itaim do Hospital e Maternidade São Luiz. A unidade também possui um Centro de Excelência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, que tem uma estrutura envolvendo desde psicólogos, cirurgiões, nutricionistas até preparadores físicos que fornecem um acompanhamento pré e pós-operatório da cirurgia bariátrica e metabólica.

Segundo o Dr. Murilo de Almeida Luz, coordenador do Programa de Cirurgia Robótica, unir os dois programas foi algo natural. “O Centro de Excelência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital e Maternidade São Luiz possui um grande critério de qualidade no grupo, que une profissionais multidisciplinares que sempre buscam o aperfeiçoamento, como no caso da cirurgia robótica”.

Alexandre Elias, cirurgião bariátrico do Centro, explica que a implantação da vídeo-laparoscopia com o sistema robótico vem tendo grande crescimento de adesão por conta dos recursos desse sistema, trazendo grandes benefícios para o paciente. “Essa técnica permite avanços como cortes menores, menos dor e desconforto no pós-operatório, diminuição na perda de sangue durante a cirurgia, menor tempo de internação e ainda permite uma recuperação mais rápida”.

Sistema Da Vinci Si e benefícios da cirurgia robótica

O sistema cirúrgico robótico Da Vinci Si é composto por três unidades: um console de comando com binoculares e “joysticks” para controle dos braços, local onde fica o cirurgião; uma torre de vídeo que une as informações do sistema; e o console do paciente, composto pelos quarto braços mecânicos com câmera e instrumentos cirúrgicos. Os instrumentos utilizam pequenas incisões para acessar a área a ser operada, assim como acontece na cirurgia laparoscópica pura. Embora seja conhecido como “robô”, este sistema não executa atividades com autonomia, ele reproduz os comandos, em tempo real, do cirurgião de uma maneira sutil.

Si_0185_ two_male_surgeons_lookin_in_sm

Comparado à cirurgia laparoscópica convencional, isso é um grande ganho, já que até o momento eram utilizadas visão 2D e instrumentos menos articulados, que dificultavam os movimentos mais detalhados do profissional. O sistema cirúrgico de alta tecnologia utiliza visão de alta definição em 3D e braços mecânicos que eliminam qualquer possibilidade de tremor, pois reproduzem com precisão os movimentos do cirurgião de uma maneira mais delicada, harmônica e muito estável.

Sobre o Centro de Excelência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica

O Centro de Excelência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital e Maternidade São Luiz oferece tratamento com equipe multidisciplinar composta por nutricionistas, psicólogos, preparadores físicos e cirurgiões, além de infraestrutura customizada. Criado para atender o público que sofre de obesidade mórbida, associada ou não com doenças metabólicas como hipertensão, diabetes, apneia e colesterol alto, o Centro nasceu para atender àqueles pacientes que estão em busca de saúde para o corpo e qualidade de vida, bem-estar no convívio social e muita autoestima.

Possui certificação internacional, acreditado pela Surgical Review Corporation (SRC), organização responsável pelos melhores centros de tratamento da obesidade mórbida no mundo, com foco na melhora da segurança e da qualidade do atendimento dado ao paciente, como índices mínimos de complicações em casos de cirurgia para redução de obesidade.

Saiba mais no site: http://cirurgiabariatricaemetabolica.saoluiz.com.br/ <http://cirurgiabariatricaemetabolica.saoluiz.com.br/>

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados