Blog da Saúde

O que acontece com o corpo quando se exagera na bebida alcoólica?

» -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

postado em 5 de fevereiro de 2016

Durante o carnaval, o consumo de bebidas alcoólicas aumenta muito e seu excesso provoca uma das principais causas de atendimento de emergência nos dias de folia. A Dra. Fabiana Rodrigues Hernandes, clínica geral e nefrologista do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco, explica que pequenas doses, como 0,01g a 0,05g de álcool por 100 ml de sangue (equivalente a uma ou duas latas de cerveja) já são responsáveis por mudanças no organismo. Para que você possa aproveitar os dias de festa com saúde, listamos quais são os efeitos do álcool no organismo e como minimizá-los:

iStock_000014340440_Large

Como o álcool afeta o organismo?
Mesmo em pequenas concentrações, o álcool já provoca mudanças no organismo. Isso acontece, pois apenas 10% da bebida alcoólica ingerida são descartados pelo corpo pela urina ou por meio da respiração, e o restante (90%) é metabolizado pelo fígado. Conforme a ingestão de álcool aumenta, cresce também sua concentração no sangue, provocando, assim, uma série de estímulos e sensações, como perda de equilíbrio, euforia, relaxamento, sensação de prazer, riso fácil, diminuição de reflexos, aumento da frequência cardíaca e respiratória.

Quais são os órgãos mais afetados?
Assim que o álcool é ingerido, ele se espalha por todo o organismo. Seu consumo contínuo vai “envenenando” o corpo, mas, alguns órgãos, são particularmente mais afetados do que outros, como, por exemplo, o sistema nervoso. O álcool inibe a liberação do hormônio antidiurético (ADH) produzido no cérebro. O ADH atua sobre os rins e é responsável por controlar os níveis de urina secretada, portanto, sua deficiência pode levar à desidratação. Os neurônios também são prejudicados, resultando na perda de memória e coordenação motora.
O trato gastrointestinal também é afetado devido a uma inflamação ocasionada pelo álcool. Entre os danos estão a gastrite e o vômito. Além disso, a intoxicação progressiva nas células pode levar a uma parada cardiorrespiratória e a vasodilatação, inclusive os vasos do cérebro, ocasionando a dor de cabeça.

Qual o tempo de recuperação do organismo?
Isso é relativo e dependerá de alguns fatores: quantidade de bebida consumida, altura e peso do indivíduo. Geralmente o corpo leva 8 horas para metabolizar toda a bebida ingerida. No entanto, as mulheres levam mais tempo para se recuperar do que os homens, pois a produção da enzima que degrada o álcool é menor no organismo feminino em comparação ao masculino.

Qual a causa da ressaca?
Cientificamente não existe uma causa definida para a ressaca. Na verdade ela é multifatorial, ou seja, é resultado de uma série de fatores: desidratação do organismo devido à deficiência do hormônio ADH, vasodilatação, hipoglicemia, entre outros.
Por isso, recomenda-se beber bastante água e evitar o consumo de bebidas gordurosas para não sobrecarregar ainda mais o fígado – responsável por metabolizar o álcool.

O que fazer para diminuir os efeitos da ressaca?
Em primeiro lugar, não exagerando no consumo. Outra dica é optar por bebidas com menor concentração alcoólica e fazer sua ingestão de forma lenta e num maior espaço de tempo. Além disso, não se esqueça de beber água o tempo todo e evitar comidas gordurosas que demandem mais do fígado. Comer frutas, verduras e legumes também ajudarão o seu corpo a se recuperar dos efeitos do álcool.

Be Sociable, Share!

Deixe seu comentário
You must be logged in to post a comment.
Produzido por Connexion Net

(c) 2010 - Blog da Saúde - Todos os direitos reservados